AchèAchè
search
Título

Por que a gravidez é um fator de risco para as varizes?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

A gravidez é um fator de risco para as varizes pois suas diversas características contribuem para o surgimento e piora desses vasos. As variações hormonais em diferentes momentos, o aumento de peso, o sedentarismo (nos últimos meses, principalmente) e o aumento de barriga e útero, por exemplo, são comuns à gravidez e contribuem para o desenvolvimento das varizes.

“A barriga da grávida, com o seu útero maior, provoca um aumento da pressão sobre a veia cava inferior, principal sistema de drenagem das veias das pernas. Isso leva a uma sobrecarga no sistema venoso das pernas, que pode provocar o surgimento de varizes conforme o útero vai crescendo”, explica o angiologista Jayme Ramos.

 

Cuidados e tratamento das varizes durante a gestação

 


O médico comenta que caso a mulher tenha uma boa orientação e cuidados na gravidez, dificilmente vai desenvolver um quadro acentuado de varizes. Contudo, caso não haja um bom controle, podem se formar varizes com tendência a aumentarem durante o curso da gestação. “Isso acontece, principalmente, pelos fatores já citados, como útero que comprime a veia cava, sedentarismo, hormônios etc”.

A melhor maneira da mulher se cuidar durante a gravidez para evitar problemas com varizes seria por meio da prevenção com exercícios diários, elevação das pernas e uso de meias elásticas. Em geral, evita-se fazer o tratamento de veias varicosas na gravidez devido à falta de estudos para potenciais complicações com os métodos hoje utilizados em mulheres gestantes.

 

Varizes não comprometem gestação

 


Uma boa notícia, no entanto, é que as varizes dificilmente prejudicam a gravidez. “De forma geral, as varizes não comprometem o processo de gestação. Elas podem causar complicações à mãe (flebite, varicorragia, úlceras) e apenas em situações extremas e muito raras colocariam em risco a vida do feto também. Então, a resposta geral é que as varizes não comprometem a gravidez de forma direta”, finaliza Ramos.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Comer muita soja na infância pode prejudicar o desenvolvimento hormonal?

Ter certos cuidados com a alimentação das crianças é muito importante. É nessa faixa etária em que o corpo mais precisa dos nutrientes corretos para se desenvolver com saúde e se preparar para o resto da vida. Nesse contexto, é importante ficar de olho no consumo excessivo de soja na infância. Quem explica melhor a […]

Artigos
Calvície: Por que é importante começar com o tratamento logo nos primeiros sinais?

A calvície, ou alopecia androgenética, ocorre quando os bulbos capilares são danificados pela ação hormonal, resultando em fios mais finos, frágeis e curtos. Com o passar do tempo o bulbo se atrofia e os fios param de ser produzidos, deixando a cabeça com áreas sem cabelo. O tratamento iniciado ainda no início da calvície pode […]

Artigos
Por que a depressão pode causar sintomas físicos?

A depressão atinge mais de 11 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, sendo a segunda maior causa de incapacidade no país, afetando pessoas de todas as idades. A doença crônica é mais conhecida pela tristeza profunda, mas se manifesta também por outros sintomas psíquicos e por sintomas físicos, ainda que lembrados com menos […]

Converse com um dos nossos atendentes