search
Título

Varizes: De quanto em quanto tempo você deve descansar as pernas para reduzir os riscos?

Varizes

Por Dr. Rodrigo Fukushima

4 de novembro de 2023

Manter os membros inferiores para baixo e parados, tanto sentado quanto em pé, é prejudicial para quem sofre de varizes e insuficiência venosa crônica. O ideal é que esses pacientes mantenham as pernas descansando em um posição elevada, pois isso facilita o fluxo sanguíneo, ajudando no controle dos sintomas da doença.
“Não existe nenhuma regra ou orientação formal quanto ao tempo de repouso. Apesar disso, sabe-se que quanto maior este período, maior o benefício, especialmente nos pacientes com doenças mais avançadas. Entretanto, o ideal sempre é tratar as varizes e utilizar o repouso como uma medida auxiliar e temporária”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

Descansar as pernas mantendo-as abaixadas estimula os sintomas de varizes

O médico explica que, em situação normal, o sangue retorna ao coração pelas veias, sem conseguir retornar para aos membros inferiores (em pé ou sentado). Nos pacientes com varizes, o retorno do sangue ao coração é prejudicado justamente porque ele constantemente volta aos membros inferiores, processo chamado de refluxo ou insuficiência valvular.
“Este processo é intensificado quando o paciente se apresenta sentado ou em pé com as pernas paradas e relaxadas. Desta forma, nos pacientes que apresentam varizes, repousar as pernas levemente elevadas auxilia no controle dos sintomas, na desaceleração da progressão da doença e na redução de suas complicações”, afirma Fukushima.

Tratamento completo de varizes reduz bastante risco de complicações

Mesmo assim, seguir essa orientação não impede que o paciente com varizes tenham risco de complicações. Este risco reduz significativamente conforme o paciente realiza o tratamento adequado completo, seguindo as orientações tanto de repouso com os membros inferiores elevados, quanto de uso de meias de compressão graduada, prática regular de atividades físicas e uso de medicamentos específicos.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
insuficiência venosa crônica
varizes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Diosmina: como age a substância que ajuda no tratamento de doenças venosas?

A insuficiência venosa crônica é o conjunto de alterações que podem surgir nos membros inferiores. Trata-se de uma doença, que como diz o nome, é crônica e provoca dor, inchaço, endurecimento da pele, alterações na pigmentação e até feridas de difícil cicatrização. O problema requer acompanhamento médico e tratamento, já que, se o quadro for […]

Artigos
Fazer musculação em excesso pode causar varizes?

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter-se saudável. Uma das modalidades mais conhecidas e repleta de adeptos é a musculação. No entanto, para quem sofre com problemas circulatórios, a musculação pode ser um motivo de insegurança. Afinal, quem tem varizes pode fazer musculação? Exagerar no exercício pode piorar ou causar essa doença? O cirurgião vascular […]

Artigos
Varizes: Que medidas ajudam a diminuir o inchaço das pernas?

As medidas que ajudam a diminuir o inchaço das pernas em um quadro de varizes são as mesmas indicadas para o controle dos demais sintomas envolvidos. O tratamento completo das varizes abrange praticamente todos os incômodos associados ao problema. Quando o paciente segue o tratamento com rigor, as chances de sucesso são bem grandes.   Principais […]

Converse com um dos nossos atendentes