search
    Título

    Sentar de maneira errada pode causar varizes? Qual é a postura correta?

    Uncategorized

    Por

    A mudança na coloração da pele causada pelas varizes não deve ser o único motivo de preocupação a respeito da doença, que dói e expõe o paciente a complicações em casos mais graves. Quem já sofre com o problema ou quem está com medo de tê-lo, deve ficar atento à maneira de se sentar: a postura pode facilitar o surgimento de varizes e piorar seus sintomas.

    Sentar de pernas cruzadas aumenta risco de ter varizes


    “O hábito de
    sentar por longos períodos, principalmente com as pernas cruzadas, aumenta a pressão dentro das veias dos membros inferiores, causando dor, cansaço e edema”, afirma o angiologista Ricardo Nobili. Passar o dia inteiro sentado no trabalho, por exemplo, não é certeza de ter varizes. No entanto, as chances são certamente maiores, especialmente se o paciente já tem outros fatores de risco.
    Por outro lado, ficar horas em pé também não deve ser uma opção porque esta posição não é eficaz na prevenção das varizes. Na verdade, é uma das causas, de acordo com o especialista: “Longos períodos de pé, principalmente nas profissões que exigem pouca movimentação, acabam causando varizes”.

    Levantar-se a cada 1 hora ajuda a evitar o surgimento de varizes


    Para melhorar a circulação sanguínea nas pernas e, assim, evitar o problema, é preciso alternar períodos sentados com pequenas caminhadas e alongamentos a cada uma ou duas horas. No entanto, mesmo sentado, é possível
    fazer pequenos exercícios para movimentar as pernas e os pés e prevenir a compressão das veias. Quanto à postura, é importante ficar encostado na cadeira e utilizar um suporte para os pés um pouco mais alto que o chão.
    Já os efeitos do uso do salto alto no desenvolvimento de varizes não é unanimidade entre os médicos. Alguns profissionais defendem que o calçado dificulta os movimentos da panturrilha e a circulação do sangue, enquanto outro grupo acredita que o salto alto ajuda a diminuir o risco de varizes e que o pé reto faz com que os músculos trabalhem mais para fazer o sangue circular de forma adequada.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes