Varizes podem causar dor, inchaço, desconforto nos membros inferiores e ainda não bem-vindas para quem preza pela parte estética. Mas acontece que, além disso, podem ser sinais de problemas mais sérios no sistema circulatório. Logo, merecem uma atenção médica especial, sempre de um angiologista ou um cirurgião vascular.
Alerta ligado
É bom ficar com a antena ligada em alguns sintomas no nosso corpo. Às vezes o aparecimento de alguma novidade fora do comum pode ser um “grito de socorro”, algo que não esteja funcionando no nosso organismo. E com as varizes isso não é diferente. “Na maioria das vezes, as varizes dos membros inferiores são benignas e de origem genética. As veias dilatadas provocam um acúmulo de toxinas e água, causando sintomas de inchaço, dor e sensação de peso nas pernas. Em alguns casos podem ser decorrentes de uma trombose venosa profunda prévia, obstruções venosas ou a malformações vasculares”, alerta o angiologista Breno Caiafa.
Evite problemas no futuro
O acompanhamento médico se faz necessário porque, caso as varizes não sejam tratadas da forma correta, podem gerar complicações nada legais no futuro, como flebites, tromboses e o tromboembolismo pulmonar, quando artérias dos pulmões são bloqueadas devido a um coágulo sanguíneo.
O surgimento de lesões locais, como úlceras e manchas espalhadas pela pele, são situações que também podem vir a acontecer e determinar a incapacitação do doente, que deve ser afastado de suas atividades profissionais.