AchèAchè
search
Título

Saúde no trabalho: confira dicas para se prevenir das varizes no dia a dia

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Você trabalha muito tempo em pé ou passa boa parte da sua atividade profissional sentado? É bom ficar alerta, isso pode fazer com que futuramente se resulte em varizes, doença que faz as veias perderem força no sistema circulatório, ficarem saltadas na pele e ainda pode causar dor e inchaço. No entanto, há algumas dicas para a prevenção.

É preciso se movimentar

Passar horas do seu dia em pé atendendo o público ou sentado em uma cadeira em frente ao computador deixam boa parte do nosso corpo imóvel e isso não é considerado saudável para a circulação sanguínea. Nestes casos, é necessário arrumar uma maneira de se mexer para favorecer o fluxo do sangue pelo organismo. “A movimentação dos membros inferiores, com flexão dos joelhos e dos pés, é aconselhada. Se levantar e caminhar um pouco, de tempo em tempo, também é uma medida adequada e que deve ser tomada”, orienta o angiologista Carlos Peixoto.

No entanto, caso já tenha sido constatada alguma doença vascular nestes trabalhadores, a prescrição médica pode ir além: “Para esses profissionais pode ser recomendado o uso de meias elásticas. O angiologista e o cirurgião vascular devem avaliar cada caso separadamente”, diz o Dr. Peixoto.

Se a realização de atividades durante o horário de trabalho não for possível, não há motivo para preocupação. É possível se prevenir das varizes no dia a dia fora do horário do ambiente profissional. A prática de exercícios aeróbicos e o controle do peso auxiliam neste processo: “A movimentação é fundamental. Pedalar, correr e caminhar são exercícios de extrema utilidade para ativar a circulação sanguínea e promover o retorno venoso do sangue dos pés para o coração”, indica o angiologista.

Existe alguma profissão mais arriscada?

Perguntamos ao Dr. Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), se existe alguma atividade profissional que colabore para o surgimento de varizes a longo prazo, porém o especialista apontou outros fatores de risco para a doença: “Os fatores de risco principais são histórico familiar, sobrepeso, sedentarismo, uso de hormônios em geral e a idade. Logo, independentemente da profissão, quem possui estes fatores, deve ter maiores cuidados”.

Quanto ao uso de sapato alto no trabalho, muitas vezes apontado como um vilão para a doença em mulheres, um esclarecimento: a utilização não propicia varizes. Todavia, pode piorar em pacientes que já têm varizes e, por isso, deve ser evitado.

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 52509860-RJ

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Cheiro de gasolina pode comprometer a respiração e fazer mal à saúde?

Quem nunca escutou alguém dizer que sente prazer no cheiro de gasolina? Alguns concordam e compartilham do mesmo sentimento, outros se espantam e não conseguem entender tal reação. Mas é importante saber uma coisa: o cheirinho de combustível pode fazer mal à saúde para todo mundo, não apenas quem já sofre com alergias e doenças […]

Artigos
Febre: como funciona o sistema de regulação térmica do corpo?

O corpo humano é dotado de um sistema que trabalha a todo momento com o objetivo de controlar sua temperatura. Essa regulação térmica é feita por meio do balanço entre a perda e a produção ou aquisição do calor. Quando algo de errado acontece, o corpo logo dá sinais e tenta corrigir o problema. Um […]

Artigos
Quais são os principais tipos de manchas na pele?

Diversos fatores podem levar ao surgimento de manchas na pele. Os principais tipos de manchas, segundo o dermatologista Bruno Vargas, são melasma, melanose solar, vitiligo e hiperpigmentação pós-inflamatória, que engloba aquelas causadas pela acne e as manchas nas axilas.   Depilação pode provocar manchas nas axilas   Uma das principais causas de manchas nas axilas é […]

Converse com um dos nossos atendentes