search
Título

Varizes: mergulhar as pernas em água fria ajuda a aliviar os sintomas?

Pele e Beleza
Varizes

Por Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

11 de janeiro de 2018

As varizes e seus sintomas podem ser tratados e controlados por métodos distintos, com destaque para o uso de medicamentos específicos. Além destes, há formas mais caseiras e simples de aliviar os sintomas do quadro, como o uso de gelo ou água fria, especialmente nas pernas, já que as varizes tendem a aparecer mais na região inferior do corpo.
Contudo, mergulhar as pernas na água fria ou gelo não é o suficiente para aliviar a dor comum às varizes, segundo o angiologista Jayme Ramos. “A água fria, assim como o gelo, tem a ação de provocar anestesia, por bloquear temporariamente as terminações nervosas, e tem certo poder anti-inflamatório, mas isso não combate de forma específica a dor causada pelas varizes”.

Uso de água fria no tratamento de varizes


Mesmo assim, a aplicação de bolsa de gelo diretamente nas varizes ou o uso de água fria nas pernas são recomendadas para ajudar a aliviar outros sintomas do quadro, com boas chances de resultados satisfatórios. O inchaço ao redor das veias
e a aparência “saltada” das mesmas podem ser amenizados com essas técnicas, pois o fluxo de sangue na área de aplicação é restringido pelo frio.
Inclusive, a água em temperatura fria ou morna é importante para quem tem a doença até mesmo na hora do banho, pois isso também ajuda na manutenção da circulação do sangue de forma saudável, bem como no bom funcionamento dos vasos sanguíneos em geral. A água quente não costuma ser recomendada para quem tem varizes pois a temperatura elevada contribui para dilatar os vasos.

Outros métodos simples utilizados para controlar os sintomas das varizes


O especialista destaca ainda outros métodos importantes no tratamento de varizes e que são bem simples, dependem apenas do comprometimento do paciente. “Uso de meias elásticas de compressão; evitar ganho de peso e ficar muito tempo com os membros inferiores para baixo (tanto faz se na posição sentada ou em pé);
prática de exercícios físicos; e evitar uso de tratamentos hormonais são alguns exemplos”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
circulação
varizes
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes