search
    Título

    Varizes: O que são os remédios venotônicos? Como eles agem?

    Uncategorized

    Por

    Varizes são veias que se tornam tortas e dilatadas devido a deficiências na circulação, que geram acúmulo de sangue principalmente nas veias das pernas. Notou o surgimento do problema? Está na hora de procurar um médico para tratá-lo. Uma das abordagens possíveis é o uso de remédios venotônicos.

     

    Uso de medicamentos venotônicos ajuda a tratar varizes

     


    “Os medicamentos venotônicos atuam na ‘parede’ da veia, induzindo o mecanismo de contração e de relaxamento. Eles têm ainda ação anti-inflamatória, reduzindo o inchaço”, explica o angiologista Dr. Carlos Peixoto, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Estes medicamentos também aumentam o tônus das veias e a resistência dos pequenos vasos sanguíneos.

    Os venotônicos podem ser associados a outras medidas para reduzir os sintomas das varizes e garantir o sucesso do tratamento. “O uso de meias elásticas, o controle do peso e do sedentarismo são as principais medidas que devem ser tomadas, mas há também a espuma densa, o endolaser,  a radiofrequência e a microcirurgia. O melhor tratamento deve ser definido conforme o tipo de varizes”, afirma o angiologista.

    Casos graves de varizes podem precisar de cirurgias

     


    De acordo com Peixoto, casos graves exigem medidas mais drásticas para a recuperação do paciente. “A ação deste tratamento é limitada nos casos de varizes avançadas, com a pele comprometida, a fibrose, ou úlceras”. Nos quadros mais graves, pode ser necessário recorrer a outras medidas, como as cirurgias de remoção de varizes.

    A ausência de tratamento para as varizes pode gerar complicações e manter os sintomas, provocando desconforto nos pacientes. Dores, úlceras, inchaço, queimação, câimbras, sensação de peso e cansaço nas pernas e nos pés, além do aumento da visibilidade das veias, são alguns dos sintomas das varizes.

     

    Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-30863-5

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes