A endometriose tem cura? Conversamos com um especialista!


  • +A
  • -A
Imagem do post A endometriose tem cura? Conversamos com um especialista!

A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento do tecido que reveste a cavidade uterina e pode afetar todos os órgãos do corpo, mas é encontrada, principalmente, na região pélvica. Estima-se que a doença atinge até 15% das mulheres na idade reprodutiva e, embora possa ser assintomática, a doença também pode provocar cólica menstrual forte, dor pélvica, dor durante a evacuação, especialmente no período menstrual, e pode levar à infertilidade.  

 

A endometriose pode ser bem controlada

 


No entanto, há uma boa notícia: o problema pode ser controlado. O planejamento do tratamento da endometriose baseia-se no estadiamento, idade da paciente, severidade dos sintomas, desejo de gravidez, resposta ao tratamento anterior.  “O tratamento clínico é recomendado tanto no pré quanto pós-operatório”, completa o ginecologista Maurício Mieli, que complementa dizendo que os resultados são bons após curto ou médio prazo, na maioria dos casos.

Os tratamentos hormonais para endometriose têm como objetivo o controle da dor e a melhora da qualidade de vida. Os mais utilizados, segundo o médico, são análogos do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), progesterona e contraceptivos orais combinados que podem suprimir a menstruação. Medicamentos para diminuir a dor também costumam ser prescritos, dependendo do caso.

 

Tratamento cirúrgico pode ser indicado em casos graves

 


Em alguns casos, mesmo com tratamento clínico, o ginecologista pode recomendar a realização de cirurgia. O tratamento cirúrgico é indicado na falha da resposta terapêutica clínica, nos casos mais graves da doença e também nas pacientes com infertilidade. “
As técnicas são variadas e sempre serão adaptadas às possibilidades dos locais e das equipes que farão as cirurgias”, completa Mieli. Preferencialmente, o procedimento deve ser realizado por laparoscopia e com uma equipe multidisciplinar.

A laparoscopia é uma cirurgia realizada por vídeo com objetivo de remover os focos de endometriose e de cistos por ela provocados. Em alguns casos mais graves, no entanto, pode ser necessário remover órgãos da região pélvica, como útero, ovários e trompas, indicado para mulheres que já têm filhos e que não responderam bem aos tratamentos anteriores.

 

Dr. Maurício Mieli é ginecologista e obstetra e especialista em Videocirurgia, Ginecologia Minimamente Invasiva, Laparoscopia e Histeroscopia. CRM-SP: 41081

Foto: Shutterstock

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "A endometriose tem cura? Conversamos com um especialista!"

Luciana

Tenho dor quando. Vou transa…e doe..acha q tenho. Esse problema..e muita vontade de faser xixi toda hora. Além de doe.. E muita cólica. Quando. Mestruada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciana, durante o período menstrual muitas mulheres alegam sentir cólica e desconfortos diversos. Para saber se você tem endometriose é necessário realizar uma consulta com um ginecologista de sua confiança, pois ele pode solicitar exames para elucidar a causa das dores e indicar o medicamento correto para amenizar o problema. Abraços

Sabina Costa

Olá! Fiz duas ultrason tranvaginal deu que tinha Polipos endomestriais, ai fiz á vidio histeroscopia não apareceu….gracas a Deus.. .Mais apareceu que tenho um grande sangramento dentro do meu útero , minha mestrucao desse normal todo mês mais tem esse sangue….Fui na minha ginecologista levar meus exames ela me disse que nunca viu isso acontecer e me passou para um cirurgião…..Sera que pode ser (endometriose) to muito preocupada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sabina, como afirma a ginecologista Elisabete Pinheiro: “Para que possamos confirmar o diagnóstico, devemos associar exame físico, queixa clínica da paciente, anamnese detalhada e exames complementares”. Desta forma, somente o médico que avaliou os exames poderá te indicar o que é realmente, realize uma consulta. Abraços.

Monica Rodrigues Martinho Motaes

Bom dia!Sou portadora de uma endometriose profunda que infelizmente se instalou na parte posterior do útero e pegou os ligamentos da coluna.Estou sofrendo badtante,pois aonde moro não faz esse tipo de cirurgia laparoscopia.Fui para o Rio com minhas ressonâncias e a médica perguntou como os médicos da minha cidade deixaram eu chegar nesse estágio da doença.Estou toda tomada por dentro e com dotes,tomo o hormônio para não menstruar e estou tomando Flabon,tive mais de 20 dias sangrando e com mts dores na lombar e pernas.Faço tratamento também psiquiatrico,meu psicologico foi mt afetado com os medicamentos.Detalhe,estou nesse sofrimento desde 2010,e já estou com 47 anos.Não tenho filhos,sofri aborto espontâneo.O que devo fazer para conseguir esse tipo de cirurgia no Hospital das Clinicas,no Rio…Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Monica, consulte sua operadora de saúde ou um órgão público da região para que eles possam te orientar sobre como conseguir realizar o tratamento através do Hospital das Clínicas. Desejamos boa sorte.

Angélica

Olá!Fui diagnosticada com endometriose profunda em 2015 e desde então venho fazendo tratamento medicamentoso. De acordo com a conversa com minha ginecologista, acredito que eu farei a vídeo este ano. Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a um.ponto… Nunca tentei engravidar, será que seria válido eu tentar engravidar primeiro, e caso eu não consiga, realizar a vídeo após?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Angélica, é difícil opinar sem conhecer o seu caso clínico. Converse com sua ginecologista, ela poderá te orientar. Abraços.

Jessica

Sinto muitas dores no umbigo e tem veses que da hemorragia, tenho uma filha de dez aninhos e já a cinco anos pra cá q ñ engravido, será q pode se dar o caso de uma endometriose?

Edna

Bom dia.Estou escrevendo pra minha filha, estou muito preoculpada porque tem mais de um ano esta tentado, engravidar.Agora descobriu que ela esta com a trompa esquerda obstruída e esta também com endometriose tem chance de engravidar vai fazer a cirurgia para desobstruir a trompa. E perigoso a endometriose.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edna, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/endometriose-engravidar-riscos
Abraços.

Cristiane

Fiz a transvaginal e acusou endometriose 4cm o médico disse que não tem outro jeito a nao ser fazer a cirurgia. Mas estou com medo Não tem como tratar com remédio Não tem remedio.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristiane, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação do tratamento. Abraços.

monica

ola boa tarde gostaria de saber quando o medico diz que tem que ser feito a cirurgia de endometriose e que nao tem como mais ser tratada com medicacao …. depois disso quanto tempo eu posso esperar por essa cirurgia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Monica, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/endometriose-cirurgia-para-tratamento
Abraços.

Osvaldete Gonçalves Machado

Gostaria de saber que a mulher que já teve filho pode ter endometriose ou só quem ainda não teve.Obrigada se poder me ajudar.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Osvaldete, os estudos apontam que, em média, a endometriose costuma se manifestar nas mulheres que estão na casa dos 30 anos de idade, porém, na prática, os primeiros sintomas da doença podem aparecer desde a pré-adolescência, na primeira menstruação, até pouco antes da menopausa, com a última menstruação.
Segue os links de acesso a outras matérias sobre este tema:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/causas-da-endometriose
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/tipos-endometriose
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.