search
    Título

    Endometriose: Por que compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor?

    Uncategorized

    Por

    A endometriose é uma doença que afeta a saúde das mulheres e que pode causar infertilidade se não tratada adequadamente. Entre as principais queixas ouvidas pelos médicos em seus consultórios está a dor causada pelo problema. No entanto, uma dica bastante simples pode ajudar a aliviar o sintoma: o uso de compressas quentes.

     

    Compressas quentes relaxam os músculos e diminuem a dor

     

    “Geralmente, as compressas quentes ajudam a amenizar as dores das cólicas e o desconforto no período menstrual. Isso ocorre por sua capacidade vasodilatadora e de relaxamento muscular”, afirma a ginecologista e obstetra Cláudia Navarro. Se não funcionar, tente também com água fria, já que os efeitos podem variar entre as pacientes.
    As compressas frias também podem ajudar a aliviar a dor, mas seu modo de agir é diferente. Segundo a profissional, as compressas de água fria atuam na liberação de endorfinas e encefalinas, substâncias que diminuem o estímulo sensorial da dor e, assim, podem minimizar o desconforto. A melhor opção é testar os dois tipos e verificar qual é mais eficaz.

     

    Medicações para endometriose diminuem dor das mulheres

     

    A dor aliviada pelas compressas quentes ou frias nos casos de endometriose pode ser causada por uma série de fatores. Por isso, cada paciente deverá ser avaliada individualmente por um especialista. “Presença de aderências, liberação de substâncias inflamatórias e lesões profundas afetando a parede intestinal ou a bexiga” são alguns exemplos citados pela médica.
    Durante a consulta com seu médico, a mulher deve reclamar da dor que está sentindo para que o tratamento seja voltado para reduzir esse sintoma. “Quando o problema principal é a dor, os tratamentos geralmente irão suprimir a menstruação com o uso de medicamento específico, por exemplo”, explica a ginecologista. Entretanto, há outros tratamentos, como acupuntura, terapias de calor, fisioterapia e eletroestimulação.

     

    Dra. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos é ginecologista e obstetra, com ênfase em Reprodução Assistida, graduada e especializada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). CRM-MG: 21198
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes