search
    Título

    Endometriose é garantia de infertilidade? Saiba mais

    Saúde da Mulher

    Por

    A endometriose é uma doença que atinge a camada que reveste o interior do útero, chamada de endométrio, e provoca seu crescimento para fora do órgão, podendo chegar à bexiga, aos ovários e ao intestino. Uma das maiores e mais temidas complicações do problema é a infertilidade. No entanto, ser diagnosticada com endometriose não é garantia de que você será incapaz de engravidar.


    Diagnóstico precoce previne infertilidade causada por endometriose

     


    Segundo a ginecologista Cláudia Navarro, a doença é mais comum em mulheres inférteis, mas não é possível dizer que ter endometriose é sinônimo de se tornar infértil. “Há muitas mulheres que têm o problema e não apresentam dificuldades para engravidar. No entanto, há estágios diferentes da doença, o que diferencia a gravidade”, afirma.

    Por isso, é fundamental tirar todas as suas dúvidas na hora da consulta com seu médico de confiança. A infertilidade atinge cerca de 40% dos casos de endometriose, mas com o diagnóstico precoce e tratamento adequado,feito corretamente, é possível prevenir que o crescimento do endométrio afete a qualidade dos óvulos.

     

    Dor durante relação sexual é sinal de endometriose

     


    Se você ainda não recebeu o diagnóstico, fique de olho em alguns
    sinais e sintomas que devem chamar sua atenção. “A paciente deve procurar ajuda caso sinta cólicas menstruais muito fortes, principalmente depois dos 20 anos. Em alguns casos, a doença pode vir acompanhada de dores durante a relação sexual ou na hora de evacuar”, alerta Cláudia. Por outro lado, há casos assintomáticos que reforçam a necessidade de se consultar regularmente com um ginecologista.

    “A endometriose pode surgir com o tempo e como em toda situação de saúde, é sempre recomendável ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática de atividade física”, recomenda a profissional, que aconselha ainda o uso do anticoncepcional continuamente e não demorar para engravidar. Cada caso é diferente e seu médico pode indicar a melhor maneira de preservar sua fertilidade.

     

    Dra. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos é ginecologista e obstetra, com ênfase em Reprodução Humana, graduada e especializada pela Universidade Federal de Minas Gerais. CRM-MG: 21198

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes