search
    Título

    Endometriose: Quais são os principais sintomas da doença?

    Uncategorized

    Por

    A endometriose se caracteriza pela implantação do endométrio, mucosa que reveste o interior do útero, fora da cavidade endometrial. Há vários sintomas relacionados à doença crônica e os mais comuns são: sangramento transvaginal excessivo, dor pélvica severa, cólicas menstruais com piora progressiva e incapacitantes, dor durante a relação sexual, alterações intestinais ou miccionais, principalmente durante o período menstrual, e infertilidade.

    Diagnóstico e relação da endometriose com infertilidade


    “Esses sinais comuns nas mulheres com endometriose podem muitas vezes estar presentes, mas sem necessariamente estarem associados à doença. Para que possamos confirmar o diagnóstico, devemos associar exame físico, queixa clínica da paciente, anamnese detalhada e exames complementares”, afirma a ginecologista Elisabete Pinheiro.

    A endometriose pode causar infertilidade pela influência hormonal no processo de ovulação e na implantação do embrião. “Pode prejudicar a liberação do óvulo dos ovários em direção às trompas; interferir no transporte do óvulo pela trompa e no desenvolvimento embrionário; provocar alterações no desenvolvimento da gestação; e aumentar a taxa de abortamento”.

    Causas e tratamentos da endometriose


    As causas da endometriose ainda não são muito claras. O que existe hoje são teorias a respeito de sua origem. Uma das mais aceitas é a da menstruação retrógrada, que acontece quando o sangue menstrual, ao invés de sair do útero pela vagina, segue em direção às trompas de Falópio e cavidade pélvica, espalhando-se na pelve. Com isso, as células do endométrio se implantam nas estruturas locais, como trompas, ovários, ligamentos uterinos, intestino e bexiga.

    O tratamento da endometriose vai de acordo com fatores como estadiamento da doença, idade, infertilidade e desejo de engravidar. O tratamento medicamentoso, semestral e contínuo, é adotado muitas vezes, com boas chances de eliminar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Em casos específicos, quando o estágio é considerado avançado, indica-se o tratamento cirúrgico. “Mesmo quando se opta por videolaparoscopia cirúrgica, a paciente deve manter seguimento médico, já que as lesões e queixas podem retornar, tendo em vista que se trata de uma doença crônica”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes