AchèAchè
search
Título

Quais são os primeiros passos do tratamento de endometriose?

Cuidados e Bem-estar
Endometriose

Por Dra. Elisabete Pinheiro

3 de novembro de 2023

Assim que você tiver o diagnóstico de endometriose, deve iniciar o acompanhamento ginecológico para que possa ser introduzido o melhor tratamento possível. O estabelecimento do tratamento depende de alguns fatores, como a evolução da doença, desejo ou não de engravidar e alterações na qualidade de vida pessoal, profissional e sexual.

Detalhes do tratamento da endometriose


“Como tratamento, podemos instituir métodos contraceptivos hormonais, medicamentos orais ou injetáveis, além de atividade física regular. Apesar de muitas pacientes reclamarem de dor pélvica durante os exercícios, é sabido que a intensidade da dor diminui ao praticá-los com regularidade”, afirma a ginecologista Elisabete Pinheiro.

Além disso, a médica cita o acompanhamento psicoterápico como parte do tratamento em alguns casos, já que há mulheres que apresentam grau de ansiedade em função da doença. “A própria dor e a possibilidade de dificuldade em engravidar também podem exigir que você busque o acompanhamento psicoterápico durante o tratamento da endometriose”.

Cirurgia como opção e sintomas da endometriose


Os tipos de tratamento da endometriose
podem ser medicamentosos semestrais, contínuos e até mesmo cirúrgicos. “Em alguns casos específicos podemos indicar o tratamento com cirurgia. Todavia, atualmente a maioria dos casos é conduzida de forma expectante (medicamentosa), por se tratar de uma doença de curso crônico”.
Fique atenta. Dentre os sintomas da endometriose que mais podem aparecer destacam-se: sangramento transvaginal excessivo; dor pélvica severa; cólicas menstruais com piora progressiva e incapacitantes; dor durante a relação sexual; alterações intestinais ou miccionais, principalmente durante o período menstrual; e infertilidade. “Vale lembrar que esses sinais podem estar associados a outros diagnósticos diferentes da endometriose”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
endometriose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Uma mulher com endometriose pode engravidar? Saiba os riscos!

A presença do endométrio, tecido que reveste o útero internamente, em outras partes do corpo, como nos rins, nos ovários e na bexiga, caracteriza uma doença chamada de endometriose, comum em mulheres ainda na idade fértil. Uma das maiores preocupações de quem é diagnosticada com o problema é a dificuldade para engravidar, já que a doença […]

Artigos
Por que a endometriose pode causar dor durante ou após o sexo?

A cada dez mulheres brasileiras, uma sofre de endometriose, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença provoca o crescimento do endométrio para fora do útero, onde normalmente é encontrado. O problema é conhecido por provocar dores intensas, que podem surgir durante e depois do sexo, atrapalhando ou até mesmo inviabilizando a vida sexual das […]

Artigos
A endometriose pode surgir já na adolescência?

A endometriose é uma doença ginecológica que ainda é desconhecida por muitas mulheres e, por isso, não é incomum surgirem dúvidas sobre o que é endometriose, quais são os sintomas e até mesmo se ela tem cura. Quando falamos sobre endometriose na adolescência, essas questões são ainda mais complexas. A ginecologista e obstetra Fernanda Freire […]

Converse com um dos nossos atendentes