search
    Título

    Endometriose: cólicas muito fortes podem causar desmaios nas pacientes?

    Uncategorized

    Por

    O crescimento do endométrio (tecido que compõe a parede interna do útero) fora da cavidade uterina, caracteriza uma doença chamada endometriose. Durante o ciclo menstrual, quando a fecundação não acontece, parte do endométrio é eliminada na forma de menstruação. No entanto, nos casos da doença, as células do tecido endometrial fora da cavidade uterina também sangram,  podendo provocar cólicas muito fortes e, consequentemente, até desmaios.

    Mulheres com endometriose podem ter dores muito fortes


    “Algumas mulheres podem se sentir realmente muito mal e acabar desmaiando. Em determinados momentos, pode ser necessária uma internação hospitalar para
    aliviar essa dor com analgésicos potentes“, afirma o ginecologista e obstetra João Luiz Scaff. A mulher pode sentir dor ao urinar, evacuar, durante o ciclo menstrual e até nas relações sexuais.

    A principal característica da dor da endometriose é sua cronicidade, com piora progressiva. “Porém, a dor é um sintoma subjetivo e cada mulher tem o seu limite. Na minha experiência, esse tratamento da dor, na maioria das vezes, apenas alivia a intensidade do sintoma, mas não o elimina totalmente”, destaca o profissional.

    Como é feito o tratamento da endometriose?


    Antes de iniciar o tratamento, o médico solicitará exames para fazer o diagnóstico. Quando a doença for confirmada, é importante
    começar o tratamento rapidamente, seja clinicamente ou com cirurgia. “Podemos controlar a endometriose leve com anti-inflamatórios e hormônios, como  anticoncepcionais e progesteronas”, conta Scaff.

    Durante o acompanhamento, o ginecologista deverá decidir se a cirurgia será recomendada. “Estudos já comprovaram que adolescentes com melhora dos sintomas e sem um diagnóstico preciso de imagem poderão, no futuro, ter um avanço da doença”, diz o especialista. A cirurgia mais indicada é a videolaparoscopia.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes