Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa que, muitas vezes, impede a mulher de trabalhar, estudar e de seguir com suas outras atividades do dia a dia. Uma das maiores preocupações das pacientes com a doença, portanto, é buscar uma forma de aliviar este sintoma, o que nem sempre é fácil. Colocar compressas quentes na região dolorida pode ajudar, mas não por muito tempo.
Compressas de água quente aliviam a dor temporariamente
“Bolsa de água quente ajuda a aliviar a dor, assim como os anti-inflamatórios não hormonais, mas nunca em definitivo”, afirma o ginecologista e obstetra João Luiz Scaff. Com este mesmo objetivo, o médico indica a prática de atividades físicas e uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, verduras e ácidos graxos, como o ômega 3.
“Atualmente, no mercado, já temos um aparelho que tem se mostrado eficaz no alívio dos sintomas com pequenos estímulos de choque”, diz o especialista. O aparelho é chamado de TENS, sigla em inglês para neuroestimulação elétrica transcutânea. Outra medida indicada para amenizar a dor das cólicas da endometriose é a acupuntura.
Videolaparoscopia é opção cirúrgica mais indicada para endometriose
Problemas urinários e intestinais também podem surgir nas mulheres com endometriose. Nestes casos, medidas contra a dor não serão suficientes. Para estas pacientes, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado e, segundo Scaff, o procedimento pode levar a paciente a outro patamar de qualidade de vida, desde que bem realizada.
A cirurgia mais indicada para a endometriose é a chamada videolaparoscopia. É um procedimento considerado pouco invasivo, em que o médico faz pequenos furos na região abdominal para introduzir uma câmera que guia a cirurgia. O objetivo é extrair os focos da doença e em aproximadamente 24 horas a paciente recebe alta.
Foto: Shutterstock