Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa, que pode ser confundida com a dor comum ao período da menstruação. Por mais que as sensações em ambos os casos sejam parecidas, elas não são exatamente iguais. É possível diferenciá-las de acordo com algumas especificidades sutis.
Diferença entre cólica normal e de endometriose
“Sim, é possível diferenciar essas duas cólicas, por meio dos sintomas referidos pela paciente. Quando ela apresenta cólicas que incapacitam suas atividades habituais e também alterações do hábito intestinal e urinário durante o período menstrual, tudo aponta mais para um quadro de endometriose”, explica a ginecologista Jordanna Sant’Anna.
Por outro lado, a dor da cólica menstrual é mais leve, alivia com medicações mais simples e quase sempre não está associada a outros sintomas. “Mesmo sabendo dessas especificidades, é sempre bom a paciente se consultar com seu ginecologista para tirar qualquer dúvida e ter o diagnóstico e tratamento adequados”, orienta o ginecologista Alexandre Brandão.
Outros sintomas da endometriose e tratamento
Além da cólica, outros sintomas importantes compõem o quadro de endometriose. “A paciente pode sofrer ainda com infertilidade; dores intensas durante as relações sexuais, dor pélvica crônica e alterações urinárias e intestinais associadas”, completa Alexandre.
No caso de diagnóstico de endometriose, a paciente deve iniciar logo, junto ao médico especialista, o tratamento adequado, o qual se baseia em diversas medidas. É recomendado o uso de medicamentos para controlar a dor e a progressão da doença, mas também podem ser necessárias medidas mais sérias, como cirurgia, dependendo da gravidade do quadro.
Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura é ginecologista e obstetra formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). CRM-DF: 20813
Foto: Shutterstock