search
    Título

    É possível diferenciar uma cólica normal do período menstrual de um sintoma da endometriose?

    Endometriose
    Sintomas

    Por Dr. Alexandre Brandão Sé

    26 de junho de 2018

    Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa, que pode ser confundida com a dor comum ao período da menstruação. Por mais que as sensações em ambos os casos sejam parecidas, elas não são exatamente iguais. É possível diferenciá-las de acordo com algumas especificidades sutis.

     

    Diferença entre cólica normal e de endometriose

     

    “Sim, é possível diferenciar essas duas cólicas, por meio dos sintomas referidos pela paciente. Quando ela apresenta cólicas que incapacitam suas atividades habituais e também alterações do hábito intestinal e urinário durante o período menstrual, tudo aponta mais para um quadro de endometriose”, explica a ginecologista Jordanna Sant’Anna.

    Por outro lado, a dor da cólica menstrual é mais leve, alivia com medicações mais simples e quase sempre não está associada a outros sintomas. “Mesmo sabendo dessas especificidades, é sempre bom a paciente se consultar com seu ginecologista para tirar qualquer dúvida e ter o diagnóstico e tratamento adequados”, orienta o ginecologista Alexandre Brandão.

     

    Outros sintomas da endometriose e tratamento

     

    Além da cólica, outros sintomas importantes compõem o quadro de endometriose. “A paciente pode sofrer ainda com infertilidade; dores intensas durante as relações sexuais, dor pélvica crônica e alterações urinárias e intestinais associadas”, completa Alexandre.

    No caso de diagnóstico de endometriose, a paciente deve iniciar logo, junto ao médico especialista, o tratamento adequado, o qual se baseia em diversas medidas. É recomendado o uso de medicamentos para controlar a dor e a progressão da doença, mas também podem ser necessárias medidas mais sérias, como cirurgia, dependendo da gravidade do quadro.    

     

    Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura é ginecologista e obstetra formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). CRM-DF: 20813

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    cólicas intensas
    endometriose
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes