AchèAchè
search
Título

Endometriose: como é feita a cirurgia para o tratamento?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Em determinados casos, quando há necessidade de tratar a endometriose cirurgicamente, a laparoscopia é a técnica de escolha, pois embora necessite de anestesia geral para ser realizada, é minimamente invasiva, conferindo maior segurança e proporcionando uma recuperação pós-operatória mais rápida e menos dolorosa.

Nesta cirurgia, o médico realiza pequenos furos no abdome da paciente, por onde introduz os instrumentos necessários para a realização do procedimento e também uma câmera para visualizar o interior do abdome.

As imagens captadas pela câmera são transmitidas em forma de vídeo para uma televisão localizada na sala cirúrgica, permitindo que o procedimento seja realizado sem a necessidade de abrir o abdome da paciente.

Após a introdução da câmera e dos instrumentos, o médico procura pelos focos da doença e conforme os encontra, os remove por cauterização ou aspiração.

Após a remoção de todos os focos encontrados, o médico retira todos os instrumentos utilizados durante o procedimento, inclusive a câmera, e então sutura (fecha) os furos que foram abertos. Como os furos são pequenos, as cicatrizes se tornam praticamente imperceptíveis com o tempo.

Outra técnica cirúrgica possivelmente utilizada para o tratamento da endometriose é denominada laparotomia. Entretanto, por se tratar de uma técnica mais invasiva, onde o médico acessa o interior do abdome da paciente por meio de um corte mais extenso, é utilizada apenas em casos muito específicos. Nesta cirurgia de endometriose, o médico busca pelos focos da doença a olho nu, uma vez que o abdome está aberto. Visto que a incisão cirúrgica é consideravelmente maior, esta técnica, em comparação à anterior, confere maiores riscos e proporciona uma recuperação pós-operatória mais lenta e dolorosa.

Vale lembrar que as escolhas sobre o tipo de tratamento a ser empregado, assim como a técnica cirúrgica a ser realizada caso haja necessidade, serão determinadas pelo médico em conjunto à paciente levando em consideração uma série de particularidades que vão desde a gravidade da doença até o interesse da mulher em engravidar futuramente. Portanto, conversar abertamente com o médico responsável pelo tratamento é essencial.

Referências:

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes