search
Título

Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento da endometriose?

Uncategorized

Por

A endometriose é uma doença que provoca muita dor e pode tornar as mulheres inférteis. É caracterizada pelo crescimento do endométrio, tecido que reveste o útero, em outros locais, como  bexiga, intestino e ureter, nos estágios mais graves. Fazer o tratamento, muitas vezes envolvendo medicamentos, é primordial para que você consiga interromper o avanço da endometriose.

Anticoncepcionais são utilizados para tratar endometriose


Parte das medicações indicadas pelos médicos é composta por hormônios. O objetivo é o controle da dor e, em alguns casos, a regressão do tecido endometrial. “Os mais utilizados são análogos do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), progesterona e contraceptivos orais combinados”, afirma o ginecologista Mauricio Mieli.

Os progestagênios podem ser úteis se seu caso for inicial. Eles reduzem a  ação do estrogênio sob os focos de endometriose localizados na pelve. “Pílulas, adesivos e anéis vaginais podem ajudar a reduzir consideravelmente ou por completo o sangramento menstrual, fato que ajuda a impedir e reduzir as cólicas”, explica a ginecologista Adriana Martins.

Tratamento da endometriose pode simular a menopausa


Já o análogo de GnRH, que também pode ser prescrito por seu médico, busca simular a menopausa, interrompendo a produção de estrogênio no corpo e, consequentemente, reduzindo seus níveis. Apesar de o uso ser temporário, você pode apresentar sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor, queda de cabelo e secura vaginal.

Para reduzir as dores causadas pela endometriose, seu ginecologista também pode recomendar o uso de analgésicos e outras abordagens, como acupuntura, eletroestimulação e fisioterapia. No entanto, seu quadro deve ser avaliado profundamente antes de decidir qual tratamento seguir, especialmente por causa do risco de infertilidade. Além das medicações, em alguns casos, o tratamento cirúrgico deve ser considerado.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes