A endometriose é uma doença que provoca o crescimento do endométrio, estrutura que reveste o útero internamente, para outras partes do corpo feminino. Depois de receber o diagnóstico, é importante se dedicar ao tratamento e adotar algumas práticas no seu dia a dia para diminuir a sensação de dor e outros sintomas típicos do problema.
Uso de analgésicos pode ser indicado em casos de dor forte
A escolha do tratamento ideal deve ser feita junto ao médico, levando em consideração as particularidades de cada paciente. “O tratamento da endometriose pode ser feito com uso de medicações hormonais, como os anticoncepcionais orais, implantes no subcutâneo ou DIU de progesterona”, afirma o ginecologista e obstetra Alexandre Brandão Sé.
De acordo com o especialista, o uso da medicação hormonal pode levar a uma melhora considerável da dor e a escolha dos medicamentos deve considerar seu histórico e a intensidade de seus sintomas. Mesmo assim, algumas pacientes podem continuar se queixando dos sintomas. “Nesses casos, o uso de anti-inflamatórios e analgésicos está indicado. Terapias acessórias, como acupuntura, relaxamento e massagem também podem ajudar”, recomenda o profissional.
Eletroestimulação e bolsas de água quente podem diminuir a dor
Outra terapia indicada para mulheres que sofrem com a dor causada pela endometriose é a eletroestimulação. A técnica trabalha com impulsos elétricos que favorecem a produção de analgésicos naturais no seu corpo, reduzindo a dor e a sensibilidade na área afetada pela doença. Aplicar bolsas de água quente e tomar banhos quentes são outras atitudes que podem aliviar esse sintoma.
Além da dor pélvica cíclica associada à menstruação, você também pode apresentar dor durante a relação sexual, sintoma chamado de dispareunia. É importante conversar com seu médico ao notar qualquer piora ou mudança na endometriose. Essas alterações podem não ser normais e devem ser acompanhadas de perto por um profissional. Ser bem avaliada e realizar o tratamento corretamente são essenciais para conseguir aliviar a dor.
Foto: Shutterstock