search
    Título

    A partir de qual idade a endometriose pode se manifestar?

    Uncategorized

    Por

    Os estudos apontam que, em média, a endometriose costuma se manifestar nas mulheres que estão na casa dos 30 anos de idade, porém, na prática, os primeiros sintomas da doença podem aparecer desde a pré-adolescência, na primeira menstruação, até pouco antes da menopausa, com a última menstruação.

    “A endometriose, segundo vários estudos, está associada ao período reprodutivo da mulher, o qual compreende diversas fases da vida. A doença se relaciona com a presença do estímulo do hormônio estrogênio”, informa o ginecologista Alexandre Brandão Sé. Os principais sintomas do quadro são dor e irregularidades menstruais.

     

    Importância do diagnóstico precoce

     

    Quando os sintomas surgem precocemente, muitas vezes há um atraso no diagnóstico que exige um aumento da vigilância sobre as adolescentes. Isso, evidentemente, é ruim, pois quanto mais tarde for descoberto o problema, maiores as chances dele progredir. Com o início tardio do tratamento, a saúde da paciente pode ficar mais comprometida, com chances maiores de complicações como a infertilidade.

    “Nos últimos anos tem ocorrido uma atenção maior em relação às adolescentes. A ideia é atuar preventivamente para não comprometer o futuro reprodutivo delas. Portanto, quanto antes feito o diagnóstico e tratamento, melhores resultados teremos no que compete à qualidade de vida e fertilidade das mulheres portadoras de endometriose”, explica a ginecologista Jordanna Sant’Anna.

     

    Tratamento da endometriose

     

    O tratamento a ser adotado vai depender de alguns fatores, como idade da mulher e gravidade do quadro. É possível que o problema seja controlado apenas com medicamentos. Em casos mais complicados, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos, com retirada dos focos da doença ou até mesmo do útero e dos ovários, em casos extremos.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes