Qual deve ser o primeiro passo para o tratamento da depressão?


  • +A
  • -A

A depressão é uma doença psiquiátrica que provoca uma série de prejuízos aos pacientes. Receber o diagnóstico precocemente e iniciar o tratamento é uma forma importante de minimizar os problemas associados à doença e de interromper a evolução dos sintomas. Para que isso aconteça, é preciso dar o primeiro passo: procurar o auxílio de um médico.

Sintomas da depressão não frescura


“O
primeiro passo para o tratamento da depressão é o reconhecimento de que existe a necessidade de ajuda profissional”, afirma o psiquiatra Antonio Viola. Os sintomas da depressão não são frescura, pessimismo e nem um desânimo passageiro. É preciso levá-los a sério para evitar uma piora intensa, capaz de levar a pensamentos suicidas.

No entanto, frequentemente, o acesso primário ao tratamento ocorre de maneira tardia por causa do preconceito e da desinformação. “Em vários casos, a sensação de que o quadro de angústia pode ser passageiro e os estigmas sociais relacionados à doença acabam fazendo com que o paciente demore a procurar auxílio”, diz o médico.

Cansaço e mudanças no apetite são sintomas da depressão


De acordo com o especialista, a partir do momento em que o próprio paciente ou amigos mais próximos e familiares começam a
notar os sintomas e sinais da depressão, está na hora de buscar ajuda. Como exemplo, podem ser citados o isolamento social, dificuldade para manter atenção e capacidade de raciocínio, ações mais lentas, queixas de cansaço físico maior que o habitual, alteração de apetite e tendência para o choro fácil.

O apoio de familiares e dos amigos, inclusive, é fundamental no processo de tratamento da depressão, principalmente no início. “Dar atenção e ouvir o que quem sofre de depressão tem a dizer, acolhendo-o e tentando entender que ele está passando por um problema de saúde é crucial dentro do processo. Compreensão é a chave para o auxílio nesse delicado momento”, explica o profissional.

Dr. Antonio Homero Viola é psiquiatra e psicanalista, formado em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e atua em São Paulo. CRM-SP: 133439 – drantonioviola.com

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Antonio Viola

Dr. Antonio Viola

Psiquiatria

CRM: 133439 / SP

TAGS
depressao
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual deve ser o primeiro passo para o tratamento da depressão?"

Maria Ivanice Rocha de Sousa

Infelizmente, muitas pessoas ainda não levam a sério essa doença silenciosa e perversa! Uma maneira de ajudarmos é nos informando sobre o assunto. Dessa forma,fica mais fácil para a família interagir e alcançar melhores resultados. .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Ivanice, exatamente, e nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.