AchèAchè
search
Título

Cansaço em excesso pode ser sintoma de falta de vitamina D?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para o organismo humano. A substância atua, por exemplo, garantindo o crescimento saudável, sendo necessária em quantidades adequadas desde a infância. Entretanto, nem todas as pessoas conseguem suprir a demanda do corpo e a falta da vitamina logo se torna visível.
Um dos maiores sintomas da deficiência da vitamina D é o excesso de cansaço, que nada mais é que a associação entre dores musculares, fraqueza e dor óssea. “Baixos níveis de vitamina D estão associados à redução da mobilidade e à fraqueza muscular”, afirma a nutróloga Paula Whyte.

Alimentação e luz solar: onde encontrar vitamina D


Para impedir essa sensação intensa de cansaço, é importante garantir que o corpo receba as quantidades necessárias do nutriente. “A vitamina D pode ser obtida a partir de fontes alimentares, como óleo de fígado de bacalhau e peixes gordurosos (salmão, atum cavala), gema de ovo e cogumelos”, exemplifica a especialista.

No entanto, a principal fonte de vitamina D para a maioria dos seres humanos é a chamada síntese cutânea endógena. Apesar do nome complicado, o processo é bem simples de entender: o contato direto da luz solar com a pele (sem barreiras) faz com que o órgão inicie várias reações químicas que resultam na produção de vitamina D.

Falta de vitamina D enfraquece os ossos


O cansaço em excesso não é o único
problema causado pela deficiência do nutriente. “Tradicionalmente, a vitamina D estava associada apenas a funções do metabolismo e densidade óssea, mas hoje sabemos que sua deficiência pode estar relacionada à obesidade, ao aumento do risco de Alzheimer, de doença cardiovascular e depressão“, destaca a profissional.
Segundo Paula, existem evidências que sugerem que a vitamina D atua na prevenção e no tratamento do diabetes, por meio da sua ação no sistema imunológico, na secreção e na resistência à insulina.

 

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes