search
    Título

    Raquitismo: Conheça a doença que pode ser causada pela deficiência de vitamina D

    Uncategorized

    Por

    O raquitismo é uma doença óssea caracterizada pela formação inadequada das placas de crescimento em crianças. O problema faz com que seus ossos se tornem suaves e fracos, o que pode levar a deformidades, e está associado a diversos fatores. A carência dos principais minerais que participam da composição dos ossos é um deles. O raquitismo também pode ser hereditário ou causado pela deficiência de vitamina D.

     

    Deficiências de Vitamina D, cálcio e fósforo podem causar raquitismo

     


    “Essa doença normalmente está relacionada a níveis baixos de vitamina D, cálcio e fósforo”, explica a pediatra Renata Coutinho.  “Todavia, há inúmeras causas associadas ao raquitismo, e todas elas podem afetar os principais componentes que fazem parte da formação óssea. Portanto, podemos ver crianças portadoras de raquitismo com os valores de vitamina D dentro da normalidade”.

    Para determinar se há ou não a presença de raquitismo, a médica diz que é necessário verificar alterações nos exames laboratoriais, o que engloba todas as manifestações clínicas típicas que permitem que o diagnóstico seja confirmado. Se de fato o causador da doença for a carência de algum nutriente, faz-se necessário a suplementação.

     

    Tratamento e principais riscos do raquitismo

     


    Como o raquitismo é multifatorial, seu tratamento deve ser direcionado para a causa específica. “Ele pode ser, inclusive, consequência de outras doenças, tais como doenças renais de origem genética e doenças do trato gastrointestinal. Pode estar relacionado a desnutrição grave, devendo, neste caso, ser tratado com recuperação nutricional e reposição dos elementos em baixas concentrações”, avalia Renata. Uma das formas de prevenção do raquitismo é a suplementação da vitamina D desde os primeiros dias de vida, já que esse nutriente é fundamental para o organismo desde o nascimento.

    A evolução do raquitismo pode gerar deformidades ósseas, além de afetar o crescimento de forma irreversível. A doença, no entanto, geralmente é parte de outros problemas clínicos. “Cabe ressaltar que o raquitismo é um diagnóstico clínico que, na grande maioria dos casos, faz parte de alguma outra entidade clínica (desnutrição grave, doença renal, doença genética)”, completa.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes