AchèAchè
search
Título

Raquitismo: Conheça a doença que pode ser causada pela deficiência de vitamina D

Distúrbios do Crescimento
Sintomas

19 de outubro de 2023

O raquitismo é uma doença óssea caracterizada pela formação inadequada das placas de crescimento em crianças. O problema faz com que seus ossos se tornem suaves e fracos, o que pode levar a deformidades, e está associado a diversos fatores. A carência dos principais minerais que participam da composição dos ossos é um deles. O raquitismo também pode ser hereditário ou causado pela deficiência de vitamina D.

 

Deficiências de Vitamina D, cálcio e fósforo podem causar raquitismo

 


“Essa doença normalmente está relacionada a níveis baixos de vitamina D, cálcio e fósforo”, explica a pediatra Renata Coutinho.  “Todavia, há inúmeras causas associadas ao raquitismo, e todas elas podem afetar os principais componentes que fazem parte da formação óssea. Portanto, podemos ver crianças portadoras de raquitismo com os valores de vitamina D dentro da normalidade”.

Para determinar se há ou não a presença de raquitismo, a médica diz que é necessário verificar alterações nos exames laboratoriais, o que engloba todas as manifestações clínicas típicas que permitem que o diagnóstico seja confirmado. Se de fato o causador da doença for a carência de algum nutriente, faz-se necessário a suplementação.

 

Tratamento e principais riscos do raquitismo

 


Como o raquitismo é multifatorial, seu tratamento deve ser direcionado para a causa específica. “Ele pode ser, inclusive, consequência de outras doenças, tais como doenças renais de origem genética e doenças do trato gastrointestinal. Pode estar relacionado a desnutrição grave, devendo, neste caso, ser tratado com recuperação nutricional e reposição dos elementos em baixas concentrações”, avalia Renata. Uma das formas de prevenção do raquitismo é a suplementação da vitamina D desde os primeiros dias de vida, já que esse nutriente é fundamental para o organismo desde o nascimento.

A evolução do raquitismo pode gerar deformidades ósseas, além de afetar o crescimento de forma irreversível. A doença, no entanto, geralmente é parte de outros problemas clínicos. “Cabe ressaltar que o raquitismo é um diagnóstico clínico que, na grande maioria dos casos, faz parte de alguma outra entidade clínica (desnutrição grave, doença renal, doença genética)”, completa.

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A puberdade precoce sem tratamento pode gerar problemas no futuro?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, puberdade precoce é o quadro no qual crianças manifestam antes do normal características típicas dessa fase de transição entre infância e adolescência. Esse problema provoca sintomas que podem se perpetuar no resto da vida do indivíduo, por isso o tratamento adequado deve ser adotado o quanto antes.  […]

Artigos
A puberdade precoce pode ser confundida com outro problema de sintomas semelhantes?

Em casos de puberdade precoce, os pacientes, que são meninos e meninas entre 8 e 10 anos de idade, apresentam como sintomas características sexuais, as quais normalmente só apareceriam anos mais tarde. Esse tipo de manifestação pode ocorrer também em outros distúrbios ligados ao crescimento, então para que não haja confusão, é necessário buscar um […]

Artigos
Puberdade precoce: a falta de tratamento pode gerar consequências?

A puberdade precoce é definida pelo aparecimento das mamas ou pêlos pubianos antes dos 8 anos em meninas e dos pêlos pubianos ou aumento do volume testicular/comprimento do pênis antes dos 9 anos nos meninos. Outro sintoma característico do quadro é a baixa estatura. Para combater o problema, as crianças precisam se submeter ao tratamento […]

Converse com um dos nossos atendentes