search
    Título

    Quais são as principais doenças causadas pela ausência de vitamina D?

    Uncategorized

    Por

    A vitamina D é um nutriente importante para o bom funcionamento do organismo em diversos aspectos, ajudando, inclusive, a evitar algumas doenças. Raquitismo e osteoporose são alguns exemplos, tendo em vista que a vitamina contribui no processo de crescimento e no fortalecimento dos ossos, respectivamente.

    Doenças causadas pela falta de vitamina D

    “A ausência de vitamina D contribui também para o aparecimento do câncer, principalmente o de mama, cólon e próstata. Isso ocorre porque a vitamina, quando bem ofertada, melhora o crescimento de células imunológicas, inibindo a proliferação de células tumorais”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

    Um indivíduo que carece da substância também está sujeito a desenvolver sintomas de quadros como esclerose múltipla, artrite, diabetes tipo 1, hipertensão arterial, asma, esquizofrenia, depressão e autismo. Vale ressaltar que a falta de contato com o sol é um motivo crucial para a baixa de vitamina D no organismo, já que a sua ativação é feita por meio dos raios solares.

    Principais fontes de vitamina D e suplementação

    Sem dúvidas a ingestão de vitamina D é essencial para a saúde, seja pela melhora que faz ao metabolismo como um todo ou pela atuação no combate às diversas doenças já citadas. Porém, a vitamina D não é o único nutriente importante nesse sentido. “Vitamina A e ferro, além do complexo B, também ajudam no combate a essas doenças. Mesmo assim, nenhum deles substitui a vitamina D”.

    As principais fontes alimentares são: ovos; fígado de peixes em geral; produtos fortificados (leite de soja e cereais); óleo de fígado de bacalhau (principalmente para crianças). “Como o consumo destes alimentos é mais raro e sua absorção costuma ser inadequada, é recomendado que a suplementação seja realizada. Os suplementos devem ser consumidos sempre com uma refeição maior, como almoço ou janta, para que a gordura presente melhore a absorção da vitamina D no sangue”.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes