Um dos primeiros sintomas que atingem um paciente com depressão é o sentimento de tristeza, que atrapalha até mesmo a seguir sua rotina normalmente. No entanto, apesar desse ser o sintoma mais conhecido, a depressão também apresenta outras características que surgem logo no início da doença.
Desmotivação e crises de choro são sintomas da depressão
“A pessoa perceberá uma perda de energia e, com isso, perda de interesse, de prazer e motivação para suas atividades diárias, durante um período acima de duas semanas, com rebaixamento do humor, sensação de inutilidade e crises de choro fácil”, afirma o psiquiatra Gustavo de Carvalho Araujo. À medida que o quadro se agrava, o paciente também tem ideias de culpa, desesperança e autodepreciação.
No entanto, segundo o profissional, muitas vezes o paciente não percebe que está doente, já que sua capacidade de autocrítica está prejudicada devido ao transtorno. Em parte dos casos, quem percebe o quadro depressivo e seus sintomas são familiares e amigos próximos, que recomendam que o indivíduo procure atendimento especializado.
Tratamento da depressão deve ser acompanhado por psiquiatra
O profissional mais preparado para diagnosticar e tratar a depressão é o psiquiatra. “Quanto mais cedo diagnosticado, mais rápido é iniciado o tratamento e, com isso, o prognóstico será melhor”, afirma o médico.
Durante as consultas, o especialista deverá acalmar o paciente e explicar os caminhos e atitudes necessárias para vencer a depressão: “Cabe ao psiquiatra fazer uma explanação sobre o que são os sintomas depressivos, até mesmo para o paciente se sentir seguro, e oferecer um tratamento individualizado para o quadro, já que nem todos que têm depressão têm o perfil para usar a mesma medicação”.
Foto: Shutterstock