search
    Título

    Depressão: falta de apoio da família e amigos pode agravar a doença?

    Depressão

    Por

    Apesar de hoje a depressão ser bastante difundida socialmente, ainda existe muito desconhecimento sobre a doença, o que acaba gerando um preconceito nocivo à recuperação. O pior é que isso às vezes acontece dentro de casa, então o paciente não conta com o apoio da família, que é justamente o mais importante no processo.

    Quando um indivíduo está experimentando sintomas da depressão e não vê compreensão e acolhimento da família, a sensação de desamparo faz com que ele não tenha motivação para procurar ajuda. Sem suporte profissional, a tendência é de que o quadro se agrave gradativamente, tornando as chances de melhora ainda mais difíceis.

    Apoio da família é essencial para encorajar paciente a buscar ajuda


    “Aconselho que os familiares fiquem juntos e evitem julgamentos nesse momento.
    É importante paciência e ajuda. Coloquem-se à disposição para o que se fizer necessário e tentem entender o sofrimento do outro. Atenção, companhia e compreensão são suficientes na maioria dos casos”, afirma a psiquiatra Luciana Cristina Staut. A depressão não é apenas um sentimento de tristeza.

    Se em uma determinada família em que não há conhecimento sobre a depressão, existir, por outro lado, apoio, isso já será um passo importante rumo à melhora do paciente. A preocupação dos familiares irá encorajá-lo a buscar ajuda profissional e tentar amenizar seu sofrimento. Portanto, pesa mais a falta de empatia do que a própria ignorância. 

    O tratamento da depressão pode ser feito com psicoterapia e uso de medicamentos antidepressivos. O uso dos remédios vai depender sempre da avaliação de um profissional.

    Dra. Luciana Cristina Gulelmo Staut é psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e atende em Cuiabá (MT). CRM-MT: 6734

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes