search
    Título

    Em quanto tempo os remédios para depressão começam a fazer efeito?

    Uncategorized

    Por

    A depressão é uma síndrome que se destaca pelo humor deprimido e/ou redução da capacidade de sentir prazer e atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas há outros sintomas, como falta de motivação, diminuição da energia física e mental. Para aliviar os sintomas, muitos médicos recomendam o uso de medicações, mas não espere resultados de uma hora para outra. São necessários alguns dias para que os remédios para depressão façam efeito no seu corpo.

    Remédio para depressão demora alguns dias para iniciar seu efeito


    “O tempo para a medicação fazer efeito depende do organismo de cada pessoa. Algumas pessoas respondem mais rápido e outras respondem mais lentamente. Em geral, entre sete e 15 dias já é possível notar alguma melhora discreta dos sintomas quando o paciente está usando a medicação”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.

    A partir do início do tratamento, pode haver melhora dos sintomas gradativamente, permitindo retomar suas atividades diárias de trabalho e lazer. Os pacientes com risco de suicídio devem ser acompanhados de perto durante esta fase. Existem tratamentos psicológicos e farmacológicos efetivos; contudo, na prática, às vezes a primeira medicação escolhida não é totalmente eficaz, sendo necessário alterar o tratamento. Por isso, dentre outros fatores, é importante haver seguimento médico adequado e regular.

    Hábitos saudáveis melhoram chances de se recuperar da depressão


    Em muitos casos, os medicamentos utilizados conseguem melhorar o quadro de depressão. Mas, mesmo que você se sinta bem, é importante continuar seguindo o tratamento proposto pelo médico, já que
    é possível haver retorno dos sintomas depressivos, especialmente nos casos graves. O tempo de uso da medicação varia de acordo com o caso e com fatores externos, que serão levados em consideração pelo profissional que te atende.
    Além da medicação, outras medidas são importantes para que seu tratamento seja bem-sucedido. “É fundamental que o paciente tenha uma rede de suporte social, com familiares, amigos e colegas de trabalho e, quando possível, introduza ou mantenha hábitos de vida saudável”, recomenda Claudia, citando a alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. O acompanhamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, também pode ser importante do tratamento da depressão.

     

    Quando pensar em depressão?

     

    Tristeza não é sinônimo de depressão. O episódio depressivo se caracteriza pela presença, por pelo menos 2 semanas consecutivas, de 5 das 9 manifestações a seguir, ocorrendo na maior parte do dia, quase todos os dias; obrigatoriamente uma das manifestações deve ser humor deprimido ou perda do prazer em atividades:

    – Humor deprimido: sentir-se triste, sem esperança; isso pode ser percebido por outras pessoas;

    – Diminuição ou perda do prazer em atividades: menor interesse em passatempos ou em atividades que anteriormente o indivíduo considerava prazerosas; o individuo muitas vezes fica mais retraído socialmente;

    – Inquietação ou estar mais lento que seu habitual, e isso é percebido por outras pessoas;

    – Alteração de apetite e/ou de peso: pode ser para mais ou para menos, ou seja, pode ocorrer (de forma não intencional) aumento de apetite, aumento de peso, redução de peso, redução de apetite (exemplo: o indivíduo precisa se esforçar para se alimentar);

    – Alteração do sono: excesso de sono ou insônia;

    – Fadiga ou falta de energia: cansaço mesmo sem esforço físico pode ser relatado pelo indivíduo, bem como dificuldade em realizar tarefas;

    – Sentimentos de inutilidade ou de culpa excessiva ou inapropriada: o indivíduo pode, por exemplo, ficar ruminando pequenos fracassos do passado;

    – Dificuldade de se concentrar ou de pensar: os indivíduos podem se queixar de dificuldades de memória;

    – Pensamentos de morte ou planejamento para cometer suicídio.

    Tais alterações representam mudança em relação ao funcionamento anterior do indivíduo, e causam sofrimento e/ou prejuízos no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

    Lembre-se: depressão não é só no setembro amarelo! Se você sentir que está diferente do seu habitual ou notar diferença em alguém com quem convive, procure ou oriente a procura de ajuda médica e psicológica!

    Este material tem caráter meramente informativo e não tem a intenção de substituir avaliação ou conduta médica. Siga sempre as orientações de seu médico assistente.

    Foto: Shutterstock
    Dados da Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/depression 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes