O que podemos fazer para complementar o tratamento para asma?


  • +A
  • -A

Fazer o tratamento da asma conforme as orientações médicas é a melhor maneira de controlar os sintomas e evitar as crises da doença. Uma das medidas mais recomendadas é o uso de medicamentos, como os corticosteroides e broncodilatadores. Além disso, algumas atitudes adotadas no dia a dia podem complementar o tratamento.

Evitar os gatilhos da asma melhora os resultados do tratamento com remédios


É importante que você fique atento à causa por trás de suas crises, que deverá ser investigada por um médico. Algumas pessoas têm os sintomas agravados devido a uma alergia alimentar, depois de comer ovos, leite, peixe ou camarão, por exemplo. Já outros indivíduos
entram em crise ao entrar em contato com poeira, mofo, ácaros e poluição ambiental.

Manter sua casa sempre limpa é uma importante maneira de complementar o tratamento da asma. Evite manter bichos de pelúcia e tapetes espalhados pela casa, mantenha os móveis limpos e lave sempre cortinas e roupas de cama para evitar o acúmulo de ácaros e poeira. Para retirar a sujeira do chão, prefira usar o aspirador de pó e um pano úmido no lugar da vassoura e evite produtos com cheiros fortes.

Prática de atividades faz parte do tratamento da asma


Embora não haja cura para a asma, usar os medicamentos corretamente e evitar os gatilhos da doença te ajudam a controlar seu quadro e a levar uma vida normal. É importante ainda dedicar um tempo à
prática de atividades físicas, que também geram benefícios aos pacientes. Antes, no entanto, procure seu médico para receber orientações específicas.

Na consulta, o profissional deverá fazer a chamada prova de função pulmonar, que determinará o grau de sua doença, e depois indicar as melhores atividades para seu caso. A natação é um dos esportes frequentemente recomendados, já que facilita a respiração. O yoga, por ser uma atividade de meditação, ajuda a controlar a respiração e a passar pelas crises de asma com mais tranquilidade.

Dr. Jaime Ferreira Baetas Junior é pneumologista, professor da Universidade Cidade São Paulo (Unicid) e responsável pelo ambulatório de doenças respiratórias do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. CRM-SP: 63007

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "O que podemos fazer para complementar o tratamento para asma?"

Luciene

Olá!Foi muito útil para mim receber essas informações, pois minha filha de 5 anos está se tratando de bronquite asmática e faz uso de bombinha para tratamento de manutenção. Fico muito preocupada pois tenho bichos em casa e ela gosta muito de pegá-los.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciene, segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/rinite-alergica-gatos-cachorros
Abraços.

Alexandre

Muito bacana o site de vcs , ajuda muito com dicas. Parabéns

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alexandra, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Muito bom poder contar com ajuda em momentos de desespero. Ótimo atendimento

Muito satisfeita com a atenção que recebi.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços

Marilene Jaques de Araújo

Adorei a informação, ficarei mais atenta, muito obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilene, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.