Abandonar os remédios contra obesidade pode causar ganho de peso?


  • +A
  • -A
Imagem do post Abandonar os remédios contra obesidade pode causar ganho de peso?

A obesidade é uma doença crônica que ameaça sua saúde, podendo provocar diabetes, refluxo gastroesofágico, apneia do sono e aumento do colesterol. Para tratá-la, seu médico pode recomendar o consumo de medicamentos que ajudam a perder peso. No entanto, se não utilizá-los corretamente, você corre o risco de voltar a engordar.

Tratamento da obesidade só deve ser interrompido com aval do médico


De acordo com a endocrinologista Daniele Zaninelli, o reganho de peso é uma situação comum depois da suspensão dos
medicamentos do tratamento da obesidade: “Ao emagrecermos, são desencadeadas respostas fisiológicas no sentido de nos fazer recuperar o peso perdido. O papel da medicação é atuar exatamente sobre esses mecanismos, inibindo o apetite ou aumentando a saciedade”.

A suspensão dos remédios leva à perda desses efeitos e você voltará a ingerir mais calorias. “É importante encarar a obesidade como uma doença crônica e, como tal, merece um tratamento responsável e a longo prazo. Quando indicada, a suspensão da medicação deve ser programada e com supervisão médica constante dos resultados”, afirma a profissional.

Ansiedade pelo emagrecimento rápido pode frustrar expectativas do paciente


Um dos motivos que podem te levar a abandonar o tratamento da obesidade é a demora para perceber resultados e até mesmo a espera por uma perda de peso grande demais em pouco tempo. “Definir metas realistas no início do tratamento, evitando falsas expectativas por parte do paciente, pode evitar frustrações e abandono do programa de emagrecimento”, aconselha a especialista.

Para tornar o tratamento com medicações ainda mais eficaz e manter o novo peso, você deve buscar um estilo de vida mais saudável. “Tanto a prevenção do ganho de peso como o tratamento da obesidade devem se basear na mudança de hábitos de vida e no controle da ingesta alimentar”, diz Danielle. Você precisa dar atenção também à qualidade do sono, aos níveis de estresse e à prática de atividade física.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876 – www.facebook.com/dradaniele.zaninelli

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Abandonar os remédios contra obesidade pode causar ganho de peso?"

Severina Lino de Lima

Ola bom dia eu to tomando subutramina emagrece mais 10 kg é preciso perder mais 5 kg eu vou fazer uma cirurgia não posso tama medicamentos nem um um antes cirugia eu to muito ansiosa to medo de para os remedio é volta a engordar eu mesmo toamando redio é fazendo dieta só dificio perde peso estou passando com indocrino meu organismos é muito tenho 43 anos tem como vc min dá umas dica pó favor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Severina, é importante que você busque um estilo de vida mais saudável; além de conversar com o seu endocrinologista a respeito da cirurgia que você fará, assim ele poderá supervisionar a suspensão do medicamento te orientando de forma adequada. Abraços.

José Mário

Estou usando sibutramina Bio mag e orlistates, com acompanhamento por endócrino, em um mês cheguei a perder 5kg, há algum medicamento que acelere o metabolismo para perda de peso? pois o meu é muito lento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José Mário, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/emagrecimento-metabolismo-mais-rapido
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.