AchèAchè
search
Título

Teve insônia? Confira algumas dicas para enfrentar o dia seguinte e voltar a dormir bem

Ansiedade

Por

14 de novembro de 2023

Uma noite mal dormida é capaz de derrubar qualquer um. Você não sabe como vai conseguir trabalhar, fica distraído e ainda tem com medo de piorar o sono da noite seguinte tomando estimulantes para acordar. A especialista em sono Márcia Pradella ensina o que é preciso fazer no dia seguinte a uma noite mal dormida, dando dicas para enfrentar o trabalho e técnicas para recuperar o descanso depois.

Fique de olho nas causas de uma noite mal dormida

Algumas pessoas sofrem de insônia crônica, um quadro que precisa de acompanhamento médico e de tratamento com remédios específicos. Mas quando o sono vai embora apenas por uma noite, a neurologista Márcia Pradella conta que os motivos podem ser muitos. “A insônia pontual ocorre principalmente por “preocupações” de maneira geral, levando à ansiedade e pensamentos encadeados que dificultam a entrada no sono”, diz a especialista. A saída é tentar se acalmar e lembrar que uma mente descansada vai saber lidar melhor com os problemas no dia seguinte.

Café e outros estimulantes ajudam a ficar alerta ou sabotam seu sono?

Em um dia em que você dormiu poucas horas ou quase nada, o plano quase sempre é tomar café para conseguir dar conta dos afazeres, mas será que isso não vai piorar a qualidade do sono na noite seguinte? Márcia Pradella diz que essa resposta varia de pessoa para pessoa e que a quantidade vai depender da reação de cada um. “Se a pessoa percebe que tem dificuldade para iniciar o sono quando toma cafeinados, recomendamos então que se evite o consumo não só de café, mas também chás – mate, preto, verde; refrigerantes com cola e chocolate no período da tarde e noite”, conta.

Outros estimulantes, como as cápsulas de guaraná e os energéticos de latinha também costumam ser vistos como uma saída para quem não conseguiu dormir, mas a Dra. Márcia diz que é preciso ter cuidado. “Muitas pessoas têm alta sensibilidade a estes estimulantes gerais, que podem favorecer a ocorrência de alterações do ritmo cardíaco (taquicardias), sudorese excessiva, agitação psicomotora e até insônia”, diz a médica.

Especialista recomenda recuperar o sono aos poucos

Na noite seguinte à da insônia, muita gente coloca em prática o raciocínio de que é preciso recuperar todas as horas perdidas do dia anterior. A neurologista diz que o sono perdido nunca é recuperado 100% e que, além de tentar reequilibrar a quantidade, também é preciso se preocupar com a qualidade. “Tente fazer uma atividade relaxante e, se estiver cansado, deitar um pouco mais cedo vários dias seguidos ajuda”, orienta.

Siga essa rotina preparada pela neurologista especialmente para quem dormiu mal:

– Tome um banho morno e um bom café da manhã.

– Procure dar um intervalo no meio da manhã e aproveite para tomar um café, chá ou suco – se possível recebendo a luz do sol.

– Na hora do almoço procure dar uma caminhada de 15 minutos.

– Novamente à tarde pare por 15 minutos e tome um refresco ou o que preferir ao ar livre ou num local em que possa receber a luz do sol.

– Chegando em casa faça uma refeição leve, usando alimentos facilmente digeridos como os cozidos e não tome álcool.

– Tente fazer uma atividade que relaxe: TV, leitura, namorar…

– Se não gosta de dormir no escuro, use lâmpada de cor azul (azul puro se for LED) de 8 watts, dessas que ficam na parede ou no chão. Isso facilita a liberação da melatonina, que é o hormônio que facilita o sono.

– Depois disso é só aproveitar seu sono de qualidade e ganhar a disposição que você precisa para o dia seguinte!

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Existem atividades do dia a dia que podem gerar ou agravar um quadro de esquizofrenia?

Há algumas décadas, pessoas com esquizofrenia eram taxadas como loucas e internadas em sanatórios. Hoje, graças ao desenvolvimento da psiquiatria, os estudos sobre a doença estão mais avançados e permitem uma compreensão mais profunda dos casos e descobertas que revelam as melhores formas de tratamento. No entanto, a doença ainda é cercada de preconceitos e […]

Artigos
Síndrome do pânico: os cuidados que devem ser tomados contra uma recaída

Quem tem síndrome do pânico sabe que o sucesso do tratamento depende, em parte, da dedicação do paciente. A doença é caracterizada por ataques repentinos e intensos de medo e ansiedade e a falta de cuidados e de atenção ao tratamento pode provocar recaídas e colocar em risco todos os avanços conseguidos com a ajuda […]

Artigos
Ansiedade: como fazer para controlar as preocupações diárias?

As responsabilidades e afazeres diários trazem preocupação às pessoas, o que pode resultar em ansiedade. Quando se manifesta de forma normal, essa ansiedade é considerada saudável, visto que todos reagem dessa forma ao experimentar situações de pressão, estresse, apreensão. O problema é quando esses problemas do dia a dia levam a um grau de ansiedade […]

Converse com um dos nossos atendentes