AchèAchè
    search
    Título

    Um paciente com osteopenia corre mais riscos de fraturas?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A osteopenia é uma condição caracterizada pela perda de massa óssea, mas em graus menos graves do que aqueles vistos em casos de osteoporose. Por isso, a osteopenia é considerada um estágio anterior à osteoporose. Como esses ossos são menos resistentes e podem sofrer fraturas, precisam de atenção médica e cuidados diários. 

    Osteopenia pode levar a fraturas ósseas


    “O paciente com osteoporose tem
    maior chance de fraturas. Contudo, o risco existe também no paciente com osteopenia”, afirma o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior. A melhor maneira de prevenir as fraturas ósseas é conversar com um especialista sobre o quadro e conhecer seus fatores de risco. 

    Entre os fatores de risco de fraturas citados pelo profissional estão “idade, sexo, doenças concomitantes, uso de medicamentos, risco de quedas, hereditariedade e ocorrência de fraturas prévias”. Ao saber que tem dois ou mais fatores, o paciente com osteopenia deve se dedicar às medidas indicadas para frear o desenvolvimento da osteoporose e de fraturas. 

    Atividade física é importante para evitar doenças ósseas


    Algumas das condições citadas acima, como idade, sexo e hereditariedade, são consideradas não modificáveis, ou seja, não há o que fazer para mudá-las. É preciso, então, dar atenção aos fatores modificáveis, como uso de medicações, má alimentação, baixo peso corporal ou obesidade, sedentarismo e
    consumo de cigarros. Na alimentação, por exemplo, é fundamental manter uma dieta rica em cálcio. 

    É importante também pegar sol em horários adequados para aumentar a produção de vitamina D, manter um peso adequado para não sobrecarregar os ossos e conversar com o médico para trocar medicamentos que impactem a saúde óssea. Além disso, fazer exercícios físicos ajuda a fortalecer os músculos, que servirão de barreira de proteção contra traumas que podem fraturar os ossos. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes