A osteopenia é uma condição caracterizada pela perda de massa óssea, mas em graus menos graves do que aqueles vistos em casos de osteoporose. Por isso, a osteopenia é considerada um estágio anterior à osteoporose. Como esses ossos são menos resistentes e podem sofrer fraturas, precisam de atenção médica e cuidados diários.
Osteopenia pode levar a fraturas ósseas
“O paciente com osteoporose tem maior chance de fraturas. Contudo, o risco existe também no paciente com osteopenia”, afirma o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior. A melhor maneira de prevenir as fraturas ósseas é conversar com um especialista sobre o quadro e conhecer seus fatores de risco.
Entre os fatores de risco de fraturas citados pelo profissional estão “idade, sexo, doenças concomitantes, uso de medicamentos, risco de quedas, hereditariedade e ocorrência de fraturas prévias”. Ao saber que tem dois ou mais fatores, o paciente com osteopenia deve se dedicar às medidas indicadas para frear o desenvolvimento da osteoporose e de fraturas.
Atividade física é importante para evitar doenças ósseas
Algumas das condições citadas acima, como idade, sexo e hereditariedade, são consideradas não modificáveis, ou seja, não há o que fazer para mudá-las. É preciso, então, dar atenção aos fatores modificáveis, como uso de medicações, má alimentação, baixo peso corporal ou obesidade, sedentarismo e consumo de cigarros. Na alimentação, por exemplo, é fundamental manter uma dieta rica em cálcio.
É importante também pegar sol em horários adequados para aumentar a produção de vitamina D, manter um peso adequado para não sobrecarregar os ossos e conversar com o médico para trocar medicamentos que impactem a saúde óssea. Além disso, fazer exercícios físicos ajuda a fortalecer os músculos, que servirão de barreira de proteção contra traumas que podem fraturar os ossos.
Foto: Shutterstock