search
    Título

    Qual é a diferença entre a osteopenia e a osteoporose?

    Doenças dos Ossos

    Por

    Tanto a osteoporose quanto a osteopenia são descritas da mesma forma: condições que consistem na perda significativa de massa óssea, o que implica na fragilização dos ossos e no aumento do risco de fraturas. A diferença está na intensidade. O diagnóstico da osteopenia indica uma perda de massa óssea leve, enquanto na osteoporose essa perda é bem mais relevante.
    “A osteopenia é uma diminuição da massa óssea que ainda não atingiu valores para ser classificada como osteoporose. É uma osteoporose em grau mais leve. Se não for devidamente tratada, a osteopenia tende a se tornar uma osteoporose com o tempo”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.

    Osteopenia deve ser tratada o quanto antes para evitar o risco de virar osteoporose

    Uma vez identificada a presença de osteopenia ela deve ser tratada para que não ocorra mais perda de massa óssea a ponto de atingir valores que identificam a osteoporose. Segundo o especialista, o tratamento da osteopenia é capaz de reverter completamente o quadro, diferente da osteoporose, que exige que os cuidados sejam mantidos até o fim da vida.
    “Não existe um tempo para que ocorra a conversão da osteopenia para osteoporose. Depende de muitas variáveis clínicas e fatores desencadeadores para que ocorra essa conversão de uma em outra”. Contudo, o ideal é iniciar o tratamento o quanto antes, assim que for diagnosticada a osteopenia, pois quanto mais for adiado o tratamento, maiores os riscos de virar osteoporose.

    Medidas do tratamento da osteopenia e osteoporose


    Os cuidados do tratamento da osteopenia são similares aos da osteoporose, ou seja, é fundamental
    suplementar cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos e adotar hábitos de vida saudáveis que reforcem também toda a estrutura óssea, como a prática regular de atividade física. O uso de medicamento será indicado mais nos casos de osteoporose, no intuito de frear o avanço da perda da massa óssea.  
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes