search
Título

Osteopenia: o que significa esse diagnóstico? Como é o tratamento?

Uncategorized

Por

O diagnóstico de osteopenia revela uma perda precoce de densidade óssea, o que implica na fragilização dos ossos, com aumento do risco de fraturas. É a mesma definição da osteoporose, mas a diferença é que esta é considerada bem mais grave. Vale ressaltar que um quadro de osteopenia pode evoluir para osteoporose, caso não seja tratado.

Características da osteopenia


“Osteopenia é o termo utilizado no exame de densitometria óssea para determinar uma perda óssea em menor grau do que ocorre na osteoporose. A
diferença básica entre osteopenia e osteoporose é o grau de gravidade, sendo a osteoporose a forma mais grave”, afirma o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior.
A osteopenia é considerado o sinal de alerta para que se inicie algum tratamento medicamentoso e/ou dietético, além das correções detectadas no exame de sangue. “Mesmo com o diagnóstico de osteopenia na densitometria, acompanhada de uma fratura por fragilidade, consideramos o diagnóstico de osteoporose”, conta o especialista.

Tratamento da osteopenia


O tratamento passa pela correção da dieta, que deve inclur alimentos com cálcio. Além disso, é solicitado um exame de sangue com a dosagem da vitamina D, com pedido de reposição desta, se necessário.
A dosagem de hormônios, proteínas e cálcio, com as correções devidas, se aplicável, também é importante. “Quando o médico julgar necessário, será iniciado o tratamento medicamentoso, focando inicialmente em diminuir a perda óssea”, afirma Sérgio.
O consumo de vitamina D é sempre colocado junto do cálcio em nível de importância, pois essa vitamina ajuda na absorção do mineral pelo organismo. Quando esses nutrientes não são obtidos nos níveis adequados por meio da alimentação, é interessante recorrer aos suplementos. A prática de atividade física (especialmente por ajudar a evitar o sobrepeso) é outra medida essencial da prevenção e tratamento da osteopenia e osteoporose.   
Dr. Sérgio Nogueira Drumond Junior é ortopedista e traumatologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 32394
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes