Muitas pessoas já ouviram falar da osteoporose, um problema que enfraquece os ossos e atinge principalmente os idosos. Mas, existe um quadro menos conhecido, anterior à osteoporose, chamado de osteopenia, que indica a perda de massa óssea e pode levar ao desenvolvimento da doença, mas que pode ser vencido com o tratamento adequado.
O que é a osteopenia?
“A osteopenia não é uma doença. É a diminuição da massa óssea num ponto em que ainda não há risco de fraturas”, explica o ortopedista Lucio Nakada. Assim como a osteoporose, a osteopenia pode afetar homens, mas as mulheres depois da menopausa são mais suscetíveis ao enfraquecimento dos ossos.
O tratamento é indicado para impedir que a osteopenia se transforme em osteoporose, mas o quadro de alguns poucos pacientes que não procuram atendimento médico pode não se agravar. “Tem pessoas que têm uma massa óssea diminuída em relação à população em geral, mas que é característica dela, da sua etnia, do peso e da altura”, afirma o especialista.
Tratamento da osteopenia busca impedir a perda de massa óssea
A osteopenia não apresenta sintomas, que surgem apenas quando o osso está bastante debilitado e sofre uma fratura. Por isso, é sempre importante adotar medidas de prevenção, tanto para impedir o desenvolvimento da osteoporose quanto para impedir o surgimento da osteopenia.
“Entre as medidas preventivas estão exercícios físicos, como musculação e hidroginástica, alimentação rica em cálcio, tomar banhos de sol em horários adequados e procurar ajuda médica”, recomenda Nakada. A vitamina D deve ser inserida na dieta e não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar o consumo de cafeína também são hábitos necessários.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965
Foto: Shutterstock