O osso, além de sua principal função de promover a sustentação do nosso corpo, é uma fonte de cálcio extremamente necessária para a realização de muitas funções orgânicas como os batimentos cardíacos e força muscular, por exemplo.
Cada osso de nosso corpo é uma estrutura viva, que é renovada constantemente durante toda a vida para manter-se saudável, mas em situações de alterações ósseas, esta renovação pode ser comprometida.
A osteoporose
Para quem não sabe, a osteoporose é uma doença que afeta os ossos, causando a diminuição da massa óssea, tornando-os cada vez mais frágeis, ocos, finos e extremamente sensíveis, aumentando muito o risco de fraturas.
A osteopenia
Outra alteração que também ocorre nos ossos é a osteopenia. Caracterizada por diminuição da massa óssea, nem sempre é classificada como doença, pois há pessoas que naturalmente apresentam a densidade óssea reduzida.
Qual a diferença entre estas duas alterações ósseas?
Basicamente a diferença entre elas é que a osteoporose é uma doença onde ocorre perda de osso e risco de fratura, e a osteopenia indica apenas a redução da massa óssea, que quando não tratada, pode se agravar, levando a osteoporose. Geralmente, a osteopenia antecede a osteoporose.
Para cuidar da saúde dos ossos, é fundamental manter o acompanhamento médico regular, assim é possível diagnosticar possíveis alterações desde seu início, permitindo um tratamento adequado e mais qualidade de vida.
Referências:
- Prevenção da Osteoporose: A Dose Ideal [online] Sociedade Brasileira de Endocrinologia e metabologia. 2016. [acesso em 10/04/2017] Disponível em: https://www.endocrino.org.br/prevencao-da-osteoporose-dose-ideal/
- Márcio Passini Gonçalves de. Diagnóstico e tratamento da osteoporose [online] Rev. Bras. Ortop. vol.45 nº3 São Paulo Jun/2010 [acesso em 10/04/2017] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000300002
- Sergio Setsuo, Borba. Victoria Z. C., Camargo. Marília Brasilio Rodrigues, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D [online] Arq Bras Endocrinol Metab vol.58 nº5 São Paulo Jul/2014. [acesso em 10/04/2017] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411