O diagnóstico da osteopenia se assemelha ao da osteoporose por conta da principal característica do quadro, que é a perda de massa óssea. Contudo, existe uma significativa diferença no grau dessa perda que faz com que os dois problemas sejam colocados separadamente. A osteopenia, quando não tratada, pode evoluir para osteoporose.
Osteopenia e osteoporose: qual é a diferença?
“A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea corporal, gerando uma fraqueza nos ossos e risco de fraturas. A osteopenia é um enfraquecimento do osso em relação ao esperado para o indivíduo e um alerta que indica que existe uma perda dessa massa óssea corporal. A osteopenia não tratada pode levar à osteoporose”, afirma a ginecologista Fernanda Torras.
Como as duas doenças são parecidas, corre-se o risco de haver confusão no diagnóstico, fazendo com que seja indicado um tratamento inadequado. “Se confundidas as condições, podemos perder a janela de tratamento da osteoporose e agravar o prognóstico”, alerta a profissional.
Como é o tratamento para osteopenia e osteoporose?
Apesar das semelhanças entre osteopenia e osteoporose, o tratamento delas é diferente. Como a perda de massa óssea da osteopenia é menor, o foco principal do tratamento será o consumo de nutrientes (cálcio e vitamina D, especialmente) por meio da dieta. Medicamentos poderão ser receitados, mas não com a mesma frequência do que no caso da osteoporose, e será avaliado individualmente.
“A osteoporose, quando definida, deve ser tratada com medicações que visam rápida estabilização da condição óssea, enquanto a osteopenia deve ter tratamento orientado com medidas comportamentais e alimentares, em alguns casos com suplemento de cálcio e vitamina D, explica a médica.
Foto: Shutterstock