search
    Título

    Por que fraturas nos punhos são comuns em casos de osteoporose?

    Uncategorized

    Por

    A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos devido à menor reposição da estrutura que compõe o esqueleto, processo que se inicia por volta da meia-idade e piora na velhice. A falta de exercícios físicos e o pouco consumo de cálcio são alguns dos fatores de risco da osteoporose e as fraturas são uma de suas principais complicações, que costumam surgir com maior frequência nos punhos.

     

    Fraturas nos punhos acontecem em quedas dentro de casa

     

    “As fraturas do punho são as fraturas mais precoces, ou seja, são as primeiras que aparecem como sinal da osteoporose. Elas são frequentes pois são associadas a quedas domiciliares, que são comuns”, afirma o ortopedista e traumatologista Sérgio Drumond. Em casa, as quedas acontecem, por exemplo, ao tropeçar num tapete ou escorregar nos degraus da escada ou no piso molhado do banheiro.

    O profissional apresenta ainda outra justificativa para a frequência das fraturas nos punhos: “O osso rádio, que compõe o punho juntamente com a ulna, possui grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em sua composição e apresenta menos resistência que o osso cortical, que é mais resistente”. A menor resistência, reduzida ainda mais pela osteoporose, acaba facilitando as fraturas nessa região.

     

    Fraturas no fêmur e na coluna também são comuns

     

    No entanto, é importante prestar atenção a outros locais do corpo que podem sofrer fraturas, como o úmero, o fêmur e a coluna vertebral. “Todos apresentam risco, mas o fêmur é o que apresenta maior chance de ficar com alguma limitação ou sequela e de mortalidade, seguido da coluna”, alerta o especialista. Nas vértebras da coluna, as fraturas de osteoporose podem causar a diminuição da altura do paciente e até provocar deformações, como a corcunda.

    Para evitar as fraturas, é importante diminuir o risco de quedas, começando dentro de casa. É essencial retirar tapetes, instalar barras de ferro em escadas, evitar deixar o piso do banheiro molhado, tomar cuidado com o tipo de calçado escolhido pelo idoso e até usar bengalas se o médico indicar. O uso de medicações para tratar a osteoporose também é necessário, com o intuito de frear a doença e aumentar a presença de cálcio no esqueleto.

     

    Dr. Sérgio Nogueira Drumond Junior é ortopedista e traumatologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 32394

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes