Qual é a importância da vitamina D para os ossos?


  • +A
  • -A

A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos, principalmente porque garante a absorção do cálcio pelo organismo. O cálcio é o nutriente mais importante para toda a estrutura óssea, então é vital que haja um consumo adequado de ambos em conjunto para que a saúde dos ossos seja mantida em dia.  

“A vitamina D é fundamental no metabolismo e manutenção óssea, através de ações diversas. Apenas a alimentação não supre as necessidade de vitamina D do corpo. Sem o banho de sol frequente e adequado ou a suplementação, os níveis ficarão abaixo do recomendado”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

 

Suplementação é indicada quando exposição solar é insuficiente

 

Idealmente, a vitamina D deve ser obtida com o banho de sol, o que resulta em sua conversão na pele. Alguns alimentos são fonte, tais como, manteiga, óleo de bacalhau, sardinhas, salmão, atum fresco, leite, dentre outros. “Há diversos tipos de suplementos disponíveis no mercado, sendo que os mais indicados são os que fracionam as dosagens diárias ideais”, afirma a nutricionista.

Os suplementos são indicados, geralmente, quando o indivíduo não consegue em sua rotina se expor suficientemente ao sol. Sem contar com a ajuda dos raios solares, o paciente fica apenas com as duas opções restantes para obter a vitamina e apenas uma delas não é suficiente para suprir as demandas do organismo.

 

Riscos em manter os níveis de vitamina D baixos

 

Quando os níveis de vitamina D no organismo estão baixos, o paciente corre riscos de curto e longo prazo. “Pode haver má mineralização óssea em fraturas, fraqueza muscular, osteopenia ou osteoporose precoce e sintomas ou doenças associadas à própria deficiência de vitamina D”, completa Carla.

 

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância da vitamina D para os ossos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.