AchèAchè
    search
    Título

    Tomar sol pode piorar as lesões de herpes?

    Herpes
    Sintomas

    Por Dra. Cristiane Simões

    22 de junho de 2021

    O herpes é uma doença infecciosa conhecida pelas lesões que aparecem principalmente nos lábios e na região genital. Quem sofre de herpes pode ter dúvidas com relação à exposição solar: isso piora ou não as lesões? Os tipos de herpes influenciam? Para ajudar a sanar essas questões, a dermatologista Cristiane Simões falou um pouco sobre essa infecção. Entenda como tratar as lesões do herpes e lidar com a exposição ao sol. 

    Tomar sol pode prejudicar as lesões do herpes na pele

    Dra. Cristiane explica que a exposição aos raios solares sem proteção pode piorar as lesões de herpes na pele que já estejam manifestadas: “Os raios UV, além de reduzirem as defesas do corpo, deixam a pele seca, tornando-a ainda mais vulnerável”. O sol também dificulta a ação dos linfócitos, atrapalhando a reação de combate do sistema imune ao vírus. 

    “É primordial o uso de proteção solar adequada ao seu tipo de pele a todo momento”, recomenda a médica, que faz um alerta: “Em casos de pessoas com herpes recorrente ou em atividade, isto é ainda mais importante, uma vez que a exposição solar é um gatilho para a manifestação da doença”. Por isso, quem convive com o vírus do herpes deve sempre usar e reaplicar o protetor solar para prevenir o agravamento da crise e o surgimento de novas lesões.

    O que é herpes? Entenda a diferença entre os subtipos

    “De modo bem simples, herpes é uma infecção viral, comum e frequente na população, que se manifesta com pequenas bolhas, dor e formigamento na região dos lábios, nariz e genitais”, informa a especialista. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há alguns subtipos do vírus: o vírus varicela-zóster (VVZ), que causa a catapora (varicela) e também o herpes zóster (cobreiro), e os herpes simples tipo 1 e tipo 2, que causam o herpes labial e o herpes genital, respectivamente.  

    A doença não tem cura, segundo Dra. Cristiane, pois ainda não há uma medicação que elimine o vírus de forma completa no organismo. Porém, é possível tratá-la. “O que temos até o momento são medicações que reduzem o tempo de duração da doença e que diminuem a severidade dos sintomas”, afirma a médica.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

    Tags
    herpes
    lesões
    pele
    sol
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes