search
    Título

    Lisina: como age essa substância, usada no tratamento e controle do herpes?

    Uncategorized

    Por

    O tratamento do herpes depende muito que você mantenha hábitos saudáveis de vida, especialmente na alimentação, pois uma dieta de qualidade, rica em substâncias importantes, poderá ajudar a controlar o problema. A lisina é a principal dessas substâncias, contribuindo não apenas para o tratamento, mas também para a prevenção da doença.
    A lisina é um aminoácido essencial que pode auxiliar no tratamento e, principalmente, na prevenção das crises de herpes. Ela inibe indiretamente a replicação do vírus HSV-1, causador do herpes labial. Isso acontece porque ela compete com a arginina, um aminoácido vital para a replicação desse vírus”, explica a dermatologista Karina Lopes.

    Principais fontes de lisina


    A maioria das pessoas consome
    quantidades adequadas de lisina por meio da dieta, estando ela presente em altos níveis em alimentos como ovos, carnes, peixes, frangos, legumes, queijos e leite. “Além da dieta, você pode encontrar a lisina em alguns suplementos alimentares, e em medicamentos (cloridrato de lisina)”.
    Outros fatores favorecem o surgimento do herpes, além de uma dieta que não contempla os alimentos já citados. Estresse, exposição excessiva ao sol e doenças associadas são alguns exemplos. Se você busca ter uma alimentação rica em lisina e outros nutrientes importantes, mas mesmo assim não consegue obter o suficiente no organismo, deve apostar em suplementos.  

    Tratamento do herpes com lisina


    “A principal indicação do tratamento medicamentoso com lisina é a profilaxia de lesões naqueles pacientes com herpes recidivante. Nesses casos, o medicamento em geral é administrado por períodos mais prolongados, respeitados os efeitos colaterais e as indicações, sempre com acompanhamento de um médico dermatologista. Com isso, pode auxiliar na redução da duração e frequência das crises, assim como na atenuação dos sintomas”.

    Dra. Karina Lopes é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em dermatologia pela  Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 157665
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes