O herpes labial é uma infecção causada pelo vírus chamado de herpes simples. Transmitido pelo contato direto com as lesões causadas pelo problema ou pelo contato com a mucosa de uma pessoa infectada, o vírus provoca vermelhidão, coceira, feridas na pele e outros sintomas que se diferenciam de acordo com o estágio da infecção.
Herpes em crianças provoca inflamação da gengiva
O primeiro contato com o vírus é conhecido como primoinfecção e costuma durar entre duas e seis semanas. Segundo a infectologista Naihma Salum Fontana, acomete geralmente crianças e provoca um quadro de gengivoestomatite, com inflamação e feridas, podendo levar ao comprometimento de todo o corpo. Ao longo da vida, os sintomas podem voltar, o que é mais comum em adultos.
Naihma explica a evolução da doença: “Na primeira fase, o pródromo, o paciente sente sensação de ardência e de dor. Depois, ocorre o agrupamento de vesículas que logo evoluem para pústulas.” Em seguida, formam-se úlceras e, por último, surgem as crostas, que configuram a fase de cicatrização das feridas e o fim da crise.
O tratamento contra o herpes é feito com antivirais
O tratamento do herpes é feito com o uso de medicamentos antivirais por via oral ou endovenosa. “Esse tipo de terapia encurta o curso da infecção e pode prevenir a disseminação e a transmissão”, explica a profissional. É possível recorrer a outras medidas para acelerar o processo de cicatrização, impedir infecções secundárias e evitar a coceira causada pelo vírus, como a suplementação de lisina, um aminoácido presente em alimentos como carne de aves e peixe, que contribui para a supressão do vírus no organismo.
Pessoas imunossuprimidas devem iniciar o tratamento o quanto antes, já que o herpes pode se disseminar por outras áreas além dos lábios. Em outros pacientes, entretanto, a médica explica que raramente o vírus provocará uma lesão mais séria. Ela afirma ainda que a maioria das infecções tende a reaparecer no mesmo local ou em região próxima e podem ser causadas por estímulos, como traumas, radiação solar e estresse.