A pele seca apresenta alguns sintomas específicos, como ardência, vermelhidão, feridas e descamação. Tudo isso ocorre em função do próprio ressecamento, ou seja, pela hidratação inadequada ou insuficiente da pele. No inverno, esse quadro tende a se intensificar, já que as temperaturas baixas e o clima seco favorecem a perda de umidade da pele. Veja como tratar a descamação da pele.
Pele seca tende a ser mais sensível
“A pele seca descama pois retém menos água”, afirma a dermatologista Cinthya Basaglia. “No inverno, principalmente, devemos caprichar na hidratação, aplicando produtos hidratantes logo após o banho e com o corpo ainda úmido – assim conseguimos um melhor resultado na hidratação”, explica a médica.
Geralmente, quem tem a pele mais ressecada sofre também com a sensibilidade da mesma, o que favorece ainda mais a manifestação das sensações incômodas já mencionadas. O contato da pele com alguns fatores ambientais e climáticos pode rapidamente ativar os sintomas desconfortáveis devido a essa maior sensibilidade e ainda piorar a descamação da pele.
Cuidados para o tratamento da descamação da pele
Para cuidar do ressecamento e evitar a descamação da pele, é essencial seguir uma rotina de cuidados com a pele que permita que aos poucos a pele fique mais saudável, com “vida”, com uma boa aparência. Portanto, vale a pena investir em produtos específicos para hidratação, limpeza, renovação e proteção da pele.
Além disso, é interessante apostar em sabonete suave (pois resseca menos); evitar banhos quentes, o que também piora o ressecamento e a sensibilidade; e no uso de filtro solar adequado, já que a ação dos raios solares contribui e muito para o ressecamento da pele. Vale ainda buscar dermocosméticos sem álcool, perfume e outras substâncias reativas a este tipo de pele.