AchèAchè
    search
    Título

    Pele seca: os principais problemas que surgem com a hidratação inadequada

    Uncategorized

    Por

    Para se manter a pele bonita e saudável, precisamos hidratá-la frequentemente. Este processo promove o equilíbrio de água no organismo, então a ingestão de líquido é fundamental. Quando não há esse tipo de preocupação, a pele corre o risco de ficar ressecada e, com isso, descamar e adquirir aspecto mais envelhecido, podendo ainda causar coceiras.

    Hidratação da pele com hidratantes e água dermatológica


    “A pele com hidratação inadequada sofre com a perda do manto lipídico de proteção e se torna mais vulnerável a determinados agentes externos, como bactérias, fungos e vírus, além de certos alérgenos. Com isso, há maior chance de infecções e alergias se manifestarem na pele”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

    Segundo a especialista, o modo ideal de fazer a hidratação e evitar a pele seca é aplicar o hidratante logo após o banho, mais especificamente no momento em que ainda se pode sentir a pele úmida, assim que se terminou de utilizar a toalha. “Desta forma temos maior hidratação por aprisionar a água entre o hidratante e a pele, amplificando a ação do hidratante”. A água dermatológica também é uma ótima alternativa para deixar a pele hidratada.

    Fatores de risco para a pele seca


    Além de adotar uma rotina de hidratação e limpeza da pele, é essencial evitar fatores de risco para o ressecamento da mesma, tais como se expor demais ao ar seco, banhos quentes e produtos como detergentes.
    Algumas práticas, como o tabagismo, também contribuem para o ressecamento da pele, devido aos malefícios trazidos pelas toxinas contidas no produto.
    A falta de hidratação da pele também está associada a fatores genéticos. Os genes dos pais podem contribuir tanto para que o filho tenha uma pele oleosa, quanto para que tenha uma pele seca. Problemas de pele como psoríase e dermatite atópica, outros fatores que podem resultar no ressecamento da pele, também são influenciados pela predisposição genética.  
    Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes