AchèAchè
search
Título

Pele seca: os principais problemas que surgem com a hidratação inadequada

Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Gabriella Albuquerque

19 de outubro de 2023

Para se manter a pele bonita e saudável, precisamos hidratá-la frequentemente. Este processo promove o equilíbrio de água no organismo, então a ingestão de líquido é fundamental. Quando não há esse tipo de preocupação, a pele corre o risco de ficar ressecada e, com isso, descamar e adquirir aspecto mais envelhecido, podendo ainda causar coceiras.

Hidratação da pele com hidratantes e água dermatológica


“A pele com hidratação inadequada sofre com a perda do manto lipídico de proteção e se torna mais vulnerável a determinados agentes externos, como bactérias, fungos e vírus, além de certos alérgenos. Com isso, há maior chance de infecções e alergias se manifestarem na pele”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Segundo a especialista, o modo ideal de fazer a hidratação e evitar a pele seca é aplicar o hidratante logo após o banho, mais especificamente no momento em que ainda se pode sentir a pele úmida, assim que se terminou de utilizar a toalha. “Desta forma temos maior hidratação por aprisionar a água entre o hidratante e a pele, amplificando a ação do hidratante”. A água dermatológica também é uma ótima alternativa para deixar a pele hidratada.

Fatores de risco para a pele seca


Além de adotar uma rotina de hidratação e limpeza da pele, é essencial evitar fatores de risco para o ressecamento da mesma, tais como se expor demais ao ar seco, banhos quentes e produtos como detergentes.
Algumas práticas, como o tabagismo, também contribuem para o ressecamento da pele, devido aos malefícios trazidos pelas toxinas contidas no produto.
A falta de hidratação da pele também está associada a fatores genéticos. Os genes dos pais podem contribuir tanto para que o filho tenha uma pele oleosa, quanto para que tenha uma pele seca. Problemas de pele como psoríase e dermatite atópica, outros fatores que podem resultar no ressecamento da pele, também são influenciados pela predisposição genética.  
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cuidados com a pele
pele seca
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os primeiros cuidados que devemos tomar com uma queimadura leve?

Para se manter a pele bonita e saudável, precisamos hidratá-la frequentemente. Este processo promove o equilíbrio de água no organismo, então a ingestão de líquido é fundamental. Quando não há esse tipo de preocupação, a pele corre o risco de ficar ressecada e, com isso, descamar e adquirir aspecto mais envelhecido, podendo ainda causar coceiras. Hidratação da […]

Artigos
Por que a pele seca pode descamar?

A pele seca apresenta alguns sintomas específicos, como ardência, vermelhidão, feridas e descamação. Tudo isso ocorre em função do próprio ressecamento, ou seja, pela hidratação inadequada ou insuficiente da pele. No inverno, esse quadro tende a se intensificar, já que as temperaturas baixas e o clima seco favorecem a perda de umidade da pele. Veja […]

Artigos
Quais fatores determinam que uma pele é sensível?

Uma pele sensível se configura de tal maneira por diferentes motivos. A idade é um deles, já que a pele dos bebês e dos idosos é mais fina e tem a barreira mais frágil. Portadores de dermatite atópica e rosácea também sofrem do problema. Desequilíbrio hormonal desencadeado por estresse, gestação, menopausa, desidratação, excesso de suor, […]

Converse com um dos nossos atendentes