AchèAchè
search
Título

Quais são as principais causas do envelhecimento celular precoce?

Nutrição
Prevenção

Por Dr. Júlio Palazzo de Mello

19 de outubro de 2023

O envelhecimento celular precoce ocorre em função da grande quantidade de radicais livres no corpo. Resultantes do excesso de oxigênio, essas substâncias são produzidas normalmente pelo organismo e desempenham papel importante para o seu funcionamento, (apesar de serem tóxicas) caso não haja excesso. O tabagismo é um dos hábitos que mais contribuem para aumentar a produção de radicais livres.

Perigos do tabaco e do excesso de radicais livres no corpo


Portanto, o envelhecimento celular é significativamente acelerado pelo cigarro e isso gera efeitos ainda piores para a saúde como as doenças relacionadas ao tabaco. “Quem traga um cigarro recebe um trilhão de radicais livres e quem está do lado recebe um bilhão deles. A defesa antioxidante do organismo para evitar essas doenças relacionadas ao tabaco definitivamente precisa ser muito potente”, aponta o nutrólogo Júlio Palazzo.     

Segundo o médico, a grande quantidade de radicais livres no organismo pode ter ainda outro tipo de consequência negativa: se em um indivíduo a produção de radicais livres for muito intensa, isso pode provocar uma alteração no DNA, o que transforma essa célula (o radical livre) em uma célula cancerígena.

Importância da vitamina E no combate ao envelhecimento celular precoce


Uma boa maneira de combater o envelhecimento celular precoce e os radicais livres é consumir bastante vitamina E, conhecida por ser um bom antioxidante. Contudo, a ação desse nutriente só funciona quando ele é associado a outro. “É importante frisar que a vitamina E só vai ter essa ação antioxidante se for ingerida juntamente com a vitamina C, caso contrário, ela causa o efeito reverso no nosso corpo”.

Existem inúmeros alimentos que possuem a vitamina E, como no caso das oleaginosas, mas o problema é que a quantidade diária que o corpo necessita acaba não sendo atingida apenas com a alimentação. Por isso é necessário muitas vezes recorrer à suplementação. “Isso deve ser sempre orientado por um médico, pois o excesso também pode gerar outros efeitos nada agradáveis, como o escurecimento dos dentes, por exemplo”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
tabagismo
vitamina E
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A vitamina E pode ajudar a prevenir o Mal de Parkinson?

O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central irreversível que afeta mais de 50% da população mundial (especialmente pessoas acima dos 65 anos de idade). Dentre seus sintomas, destacam-se os tremores nas mãos, mas a coordenação motora de todo o corpo pode ser comprometida. Apesar de não ter cura, o problema […]

Artigos
O que caracteriza a osteopenia?

O diagnóstico da osteopenia se assemelha ao da osteoporose por conta da principal característica do quadro, que é a perda de massa óssea. Contudo, existe uma significativa diferença no grau dessa perda que faz com que os dois problemas sejam colocados separadamente. A osteopenia, quando não tratada, pode evoluir para osteoporose. Osteopenia e osteoporose: qual […]

Artigos
Por que a vitamina E é um importante antioxidante para o corpo?

A vitamina E tem papel importante na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais causados pelas espécies reativas do oxigênio, conhecidas popularmente como radicais livres. Segundo o nutricionista João Henrique Rodrigues, a vitamina E atua protegendo a membrana celular e doando um hidrogênio para o radical, transformando-o em uma substância não prejudicial ao corpo. Vitamina […]

Converse com um dos nossos atendentes