search
    Título

    Quais são as principais causas do envelhecimento celular precoce?

    Uncategorized

    Por

    O envelhecimento celular precoce ocorre em função da grande quantidade de radicais livres no corpo. Resultantes do excesso de oxigênio, essas substâncias são produzidas normalmente pelo organismo e desempenham papel importante para o seu funcionamento, (apesar de serem tóxicas) caso não haja excesso. O tabagismo é um dos hábitos que mais contribuem para aumentar a produção de radicais livres.

    Perigos do tabaco e do excesso de radicais livres no corpo


    Portanto, o envelhecimento celular é significativamente acelerado pelo cigarro e isso gera efeitos ainda piores para a saúde como as doenças relacionadas ao tabaco. “Quem traga um cigarro recebe um trilhão de radicais livres e quem está do lado recebe um bilhão deles. A defesa antioxidante do organismo para evitar essas doenças relacionadas ao tabaco definitivamente precisa ser muito potente”, aponta o nutrólogo Júlio Palazzo.     

    Segundo o médico, a grande quantidade de radicais livres no organismo pode ter ainda outro tipo de consequência negativa: se em um indivíduo a produção de radicais livres for muito intensa, isso pode provocar uma alteração no DNA, o que transforma essa célula (o radical livre) em uma célula cancerígena.

    Importância da vitamina E no combate ao envelhecimento celular precoce


    Uma boa maneira de combater o envelhecimento celular precoce e os radicais livres é consumir bastante vitamina E, conhecida por ser um bom antioxidante. Contudo, a ação desse nutriente só funciona quando ele é associado a outro. “É importante frisar que a vitamina E só vai ter essa ação antioxidante se for ingerida juntamente com a vitamina C, caso contrário, ela causa o efeito reverso no nosso corpo”.

    Existem inúmeros alimentos que possuem a vitamina E, como no caso das oleaginosas, mas o problema é que a quantidade diária que o corpo necessita acaba não sendo atingida apenas com a alimentação. Por isso é necessário muitas vezes recorrer à suplementação. “Isso deve ser sempre orientado por um médico, pois o excesso também pode gerar outros efeitos nada agradáveis, como o escurecimento dos dentes, por exemplo”.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes