search
Título

Radicais livres: Álcool e tabaco podem aumentar a quantidade dessas substâncias no organismo? Por que?

Nutrição

Por Adriana Ávila

19 de outubro de 2023

Os radicais livres são moléculas com elétrons instáveis presentes em nosso organismo que, quando em excesso, podem precipitar doenças degenerativas e o envelhecimento celular. Hábitos não saudáveis, como o consumo de álcool e de cigarro, são alguns dos fatores que aumentam a quantidade dessas substâncias no corpo.

Efeitos do álcool e cigarro no organismo


Além dos riscos normalmente associados ao consumo de álcool e cigarros, como problemas no fígado e pulmões, respectivamente, eles são ligados ao excesso de radicais livres no organismo. “Esses fatores externos ao organismo (álcool e cigarro) favorecem a multiplicação dos radicais livres, pois aumentam a oxidação ou o estresse oxidativo”, explica a nutricionista Adriana Ávila. “Esse processo leva ao envelhecimento precoce das células, inflamação das células, podendo gerar doenças degenerativas ou autoimunes”.

Segundo a médica, o consumo moderado destas substâncias, tendo em vista a preocupação com os radicais livres, pode ser tolerado apenas no caso do álcool. “O tabaco é sempre perigoso ao nosso organismo, não só pelos radicais livres, mas por todos os outros malefícios que nos causa. O consumo moderado de álcool deve ser individualizado e definido pelo profissional que cuidar do paciente”.

Como evitar os danos causados pelos radicais livres


As medidas básicas recomendadas para tratar o problema são a prática regular de atividades físicas e a ingestão moderada de alimentos antioxidantes. Ambos ajudam na metabolização do oxigênio pelo organismo, o que reduz a produção dos radicais livres.


Quanto aos alimentos antioxidantes, especialmente, é importante destacar o papel da vitamina E no processo. “A vitamina E ajuda a reduzir os danos do envelhecimento celular por neutralizar os radicais livres”, explica Adriana. “Ela se deixa atacar pelos radicais livres e age como um tampão químico. Além disso, a ação do nosso sistema imunológico também é importante na neutralização dos radicais livres. Para isso, é preciso que ele esteja em boas condições”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
bebida alcoólica
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual é a relação da vitamina D com a obesidade?

Diversos estudos apontam que existe uma relação entre a vitamina D e a obesidade, mais especificamente entre a deficiência dessa vitamina e o sobrepeso. Segundo uma apresentação no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na República Tcheca, em 2015, pessoas obesas e com deficiência de vitamina D que passaram a tratar o problema com suplementação da […]

Artigos
Rosa silvestre: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante natural

O tratamento para diversas doenças passa pela ação de remédios, mas alguns componentes naturais têm ação comprovada no combate a diversas enfermidades e condições. A rosa silvestre é um exemplo disso. A planta, originária do Oriente e também conhecida como rose hips, rosa mosqueta ou canina, chama atenção por sua alta concentração de vitamina C, […]

Artigos
Quais são as principais causas da deficiência de vitamina D?

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para a saúde do corpo. Atua, por exemplo, no processo de absorção do cálcio, tornando a estrutura óssea e dentária mais forte e resistente a fraturas. A fraqueza muscular e o cansaço excessivo são alguns dos sintomas da falta da vitamina D, cujas causas devem ser […]

Converse com um dos nossos atendentes