AchèAchè
    search
    Título

    Por que a pele fica descascando depois de dias de sol?

    Uncategorized

    Por

    Ao fazer uma viagem para uma cidade de praia, não é difícil perder a noção do tempo e passar horas e dias tomando sol sem a proteção adequada. Após um contato frequente com a luz solar, a pele pode ficar avermelhada e sofrer outra incômoda reação: ela passa a descascar. Por que será que isso acontece? Saiba mais sobre o que acontece com a pele descascando

    Sol resseca células da pele e causa descamação


    “A exposição excessiva à radiação ultravioleta gera divisão das células da pele e o calor faz com que elas ressequem e morram. Por causa disso, ocorre a descamação”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli. Segundo a médica, esse processo de descamação é feito de forma natural, mas o sol acaba acelerando-o.

    Para evitar que a pele descasque, é importante conhecer as principais formas de proteção contra a radiação, começando pelo uso do filtro solar. O protetor deve ser aplicado antes de entrar em contato com o sol e reaplicado várias vezes ao longo do dia. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é que o produto usado tenha, pelo menos, fator de proteção 30.

    Proteja-se do sol com roupas e chapéus


    No entanto, a prevenção não para por aí. “Para evitar a descamação da pele, devemos nos expor ao sol de forma gradativa,
    antes das 10 horas e após as 16 horas, usar roupas com proteção UV, chapéu e óculos e, após o sol, usar hidratantes e evitar banhos quentes e esfoliantes”, aconselha a especialista.
    Caso perceba que a pele já está vermelha, é importante parar de tomar sol até que o órgão se recomponha, já que o excesso de radiação só irá piorar o quadro, de acordo com Kaliandra. Além da ardência, há o risco de formação de bolhas, manchas e até câncer de pele.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes