AchèAchè
search
Título

Como é o processo de recuperação da pele após queimaduras solares?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Queimaduras solares são muito comuns entre os banhistas, especialmente quando o protetor solar não é aplicado, ou é aplicado inadequadamente. A preocupação com os cuidados da pele costumam ficar em segundo plano em relação à diversão, o que acaba trazendo consequências indesejáveis horas depois.

Cuidados para recuperação de queimaduras


Para evitar o problema, o ideal é prevenir, já que a exposição desprotegida ao sol aumenta o risco de câncer e envelhecimento de pele. Passar filtro solar, usar óculos de sol e boné e ficar debaixo da barraca são algumas formas de preservar a saúde da pele. Caso haja descuido e a queimadura aparecer, esta deve ser logo tratada para que a pele se recupere o quanto antes.

Para recuperar a pele queimada, deve-se apostar em alguns cuidados, começando com um banho usando água em temperaturas mais baixas. Depois, recomenda-se utilizar cremes calmantes para aliviar os incômodos trazidos pela queimadura e evitar a descamação. A hidratação também é essencial, tanto com produtos que refresquem a pele quanto com ingestão de bastante água.   

Sintomas trazidos pelas queimaduras solares


“Em caso de queimadura solar, a dor geralmente é inevitável e
o tratamento visa amenizar este e outros sintomas. Além da dor, que se manifesta principalmente ao toque, destacam-se ardência, inchaço, coceira e vermelhidão. Esta ocorre entre 3 e 5 horas após a exposição, com pico entre 12 e 24 horas depois do contato com o sol”, informa a dermatologista Daniela Aidar.  
Segundo a médica, o processo normalmente evolui apenas com descamação, mas nos casos mais graves (insolação), podem ocorrer mais complicações. “Quando a queimadura é intensa, pode haver formação de bolhas e dor severa, além de outros sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, confusão mental e vômitos”, afirma Daniela.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes