AchèAchè
search
Título

Mexer na pele descascando após queimaduras solares faz mal?

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

Para quem gosta de curtir o lazer em atividades ao ar livre, o verão é um prato cheio. Parques e, claro, praias e piscinas se tornam muito convidativos para aliviar o calor e até pegar um bronzeado. No entanto, a exposição ao sol também traz riscos à saúde da pele e por isso mesmo é importante tomar alguns cuidados.

Esfoliação suave, hidratação e fotoproteção ajudam a tratar da pele descascada

A aplicação do filtro solar é o principal meio de se proteger da ação dos raios solares e isso todo mundo sabe, certo? Talvez sim, mas de todo modo muita gente não leva essa recomendação a sério e acaba passando o dia todo sob o sol quente ficando com a pele vermelha, ardida e, eventualmente, descamando.

Segundo o dermatologista Amilton Macedo, quando a pele começa a descascar é melhor não mexer nela. O ideal é deixar que ela se recupere naturalmente. Porém, ele recomenda algumas ações não forçadas que ajudam a acelerar este processo. “Quando a pele está em processo de descamação, devemos esfoliar suavemente e, logo depois, hidratar bastante, além de aplicar o fotoprotetor, devido ao risco de manchas”.

Mesmo com filtro solar no corpo é necessário evitar ficar muitas horas sob o sol

Para os que não estão com a pele descascando e ainda pretendem curtir muito os dias de sol neste verão sem riscos à saúde da pele, o médico dá algumas dicas que diminuem bastante as chances de ter que lidar com o inconveniente. “Se você passar o filtro solar adequado para o seu tipo de pele e realizar as reaplicações necessárias, ou seja, a cada duas horas, diminui muito o risco de queimadura e descamação da pele”.

Amilton atenta ainda para a importância de não se garantir apenas no filtro solar, pois dependendo da intensidade do sol e do tempo de exposição, até mesmo uma pele protegida pode correr riscos. “É fundamental lembrar que o excesso de sol, mesmo na pele protegida, é responsável pelo envelhecimento precoce, além do aparecimento de câncer de pele. Portanto, mesmo tendo passado o filtro solar, evite ficar muitas horas sob o sol”, conclui.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Gerações da beleza: mãe e filha mostram que cuidar da pele é a fórmula da jovialidade

Aos 28 anos, Natália Landeiro sabe muito bem o que significa cuidar da pele e ficar bonita. Sua necessaire está sempre completa com produtos de limpeza: um creme aqui, uma água dermatológica ali, uma maquiagem acolá, tudo para deixar sua pele mais firme e vistosa. A hidratação começa logo depois de acordar. “Geralmente eu lavo […]

Artigos
Qual a importância de usar filtro solar mesmo em dias que o contato com o sol é mínimo?

Por mais que a exposição ao sol seja muito importante para algumas funções vitais do organismo, o contato com os raios solares desprotegido pode também trazer malefícios. Não é por acaso que os dermatologistas recomendam o uso diário de filtro solar. Inclusive, esse cuidado rotineiro deve ser mantido até mesmo nos dias em que a […]

Artigos
Qual é a melhor maneira de se proteger dos mosquitos durante a noite?

Os mosquitos que mais aparecem à noite pertencem ao gênero Cullex, popularmente conhecido como pernilongo, que é conhecido pelo seu incômodo zumbido e pela irritação local gerada por sua picada. Porém, outros mosquitos também podem aparecer neste período do dia. Para se prevenir das picadas, recomenda-se o uso de repelentes e de barreiras mecânicas, como […]

Converse com um dos nossos atendentes