Na hora da dor, não faltam receitas caseiras que prometem aliviar o sintoma e minimizar o problema. No entanto, a opinião dos médicos é um pouco diferente quanto aos primeiros cuidados.Sofrer uma queimadura leve é uma ocorrência bastante comum, seja dentro de casa, manipulando uma panela, um prato de comida quente ou até o ferro de passar roupa, ou fora de casa, tomando sol na praia. Na hora da dor, não faltam receitas caseiras que prometem aliviar o sintoma e minimizar o problema. No entanto, a opinião dos médicos é um pouco diferente quanto aos primeiros cuidados.
“Queimadura leve significa primeiro grau, ou seja, mais vermelhidão e nenhuma bolha”, afirma o dermatologista Murilo Drummond. Na região atingida, a pele fica seca e dolorosa, mas os danos são superficiais e não ultrapassam a epiderme. A queimadura costuma melhorar em três ou cinco dias, sem deixar marcas, mesmo sem qualquer tratamento.
Receitas caseiras podem irritar a queimadura
Por outro lado, recorrer a qualquer receita caseira pode irritar a pele e aumentar o risco de infecções causadas por fungos ou bactérias, que aproveitam a fragilidade temporária do órgão. O uso de pomadas deve ser feito apenas com orientação médica, para evitar qualquer tipo de problema.
Para ajudar a recuperação de uma queimadura leve, a recomendação do profissional é bem simples: “Compressas com água gelada filtrada ou boricada e lavar bem com água e sabão”. A água fria consegue resfriar o local e até amenizar a sensação de dor na região afetada.
Queimadura pode ser hidratada com água e vaselina
Depois de lavar a queimadura, o médico aconselha ainda a colocar um pouco de vaselina líquida e não expor a área da lesão à luz do sol. Enquanto a vaselina funciona como um umectante, ajudando a hidratar a pele da região afetada, os raios solares podem piorar a queimadura e a dor e devem ser evitados.
Outra forma de aliviar a sensação de dor é o uso de anestésicos tópicos, desde que indicados por um profissional qualificado. Qualquer outro produto caseiro, como creme dental, picão ou pó de café, por exemplo, não devem entrar em contato com a queimadura.
Foto: Shutterstock