Ao cozinhar ou ao passar roupas, é importante tomar cuidado para evitar que o ferro ou as panelas encostem na pele e provoquem queimaduras leves. Se não der para prevenir as lesões, é importante remover qualquer acessório e roupa apertada, em primeiro lugar. Depois, é possível aliviar as dores das queimaduras adotando algumas medidas simples.
Anestésicos e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor causada por queimaduras
“O uso de umectantes, como a vaselina, ajuda a manter a lesão hidratada. Analgésicos podem ser indicados para alívio da dor, se não houver contraindicações”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Outra opção são os anestésicos que promovem a redução da dor em lesões que atingiram a camada mais superficial da pele, a epiderme.
A água é uma substância muito indicada para amenizar a sensação de dor. “Logo depois do incidente, recomendo água corrente fria, não gelada, sobre a lesão. Isso vai ajudar a resfriar e limpar o local”, aconselha a médica. Lave a área atingida até esfriar a queimadura e, se quiser, coloque uma compressa de água fria, em seguida. Por outro lado, o uso de café, manteiga e picão é fortemente desencorajado, já que estas substâncias podem aumentar o risco de infecções.
Queimaduras leves geralmente não geram cicatrizes nem bolhas
De acordo com a especialista, as queimaduras são divididas em categorias: “As queimaduras podem ser classificadas em graus, de acordo com a profundidade de comprometimento dos tecidos cutâneos. As de primeiro grau acometem a camada mais superficial da pele, com lesão avermelhada, dolorida e quente”.
As queimaduras leves também podem provocar inchaço, mas não é frequente o surgimento de bolhas e algumas cicatrizes. Ainda assim, é importante procurar atendimento médico para uma avaliação completa do caso. O profissional poderá recomendar ainda o uso de pomadas e cremes com corticoides durante alguns dias.
Foto: Shutterstock