search
    Título

    Como aliviar as dores causadas por leves queimaduras?

    Cuidados com a pele
    Pele e Beleza

    Por Dra. Gabriela Itimura

    14 de setembro de 2017

    Ao cozinhar ou ao passar roupas, é importante tomar cuidado para evitar que o ferro ou as panelas encostem na pele e provoquem queimaduras leves. Se não der para prevenir as lesões, é importante remover qualquer acessório e roupa apertada, em primeiro lugar. Depois, é possível aliviar as dores das queimaduras adotando algumas medidas simples.

    Anestésicos e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor causada por queimaduras


    “O uso de umectantes, como a vaselina, ajuda a manter a lesão hidratada. Analgésicos podem ser indicados para alívio da dor, se não houver contraindicações”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.
    Outra opção são os anestésicos que promovem a redução da dor em lesões que atingiram a camada mais superficial da pele, a epiderme.
    A água é uma substância muito indicada para amenizar a sensação de dor. “Logo depois do incidente, recomendo água corrente fria, não gelada, sobre a lesão. Isso vai ajudar a resfriar e limpar o local”, aconselha a médica. Lave a área atingida até esfriar a queimadura e, se quiser, coloque uma compressa de água fria, em seguida. Por outro lado, o uso de café, manteiga e picão é fortemente desencorajado, já que estas substâncias podem aumentar o risco de infecções.

    Queimaduras leves geralmente não geram cicatrizes nem bolhas


    De acordo com a especialista, as queimaduras são divididas em categorias: “As queimaduras podem ser classificadas em graus, de acordo com a profundidade de comprometimento dos tecidos cutâneos. As de primeiro grau acometem a camada mais superficial da pele, com lesão avermelhada, dolorida e quente”.

    As queimaduras leves também podem provocar inchaço, mas não é frequente o surgimento de bolhas e algumas cicatrizes. Ainda assim, é importante procurar atendimento médico para uma avaliação completa do caso. O profissional poderá recomendar ainda o uso de pomadas e cremes com corticoides durante alguns dias.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    queimaduras
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes