search
    Título

    A má aplicação do protetor solar pode causar manchas na pele?

    Uncategorized

    Por

    Aproveitar o calor do verão para ir à praia ou tomar banho de piscina são ótimas maneiras de se refrescar, mas são atitudes que devem ser feitas com certos cuidados. A pele, por exemplo, pode sofrer muitos danos diante da radiação solar, como queimaduras e o surgimento de manchas no rosto e no corpo. O uso de bonés e chapéus não é suficiente para protegê-la e, portanto, o filtro solar deve ser sempre bem aplicado e reaplicado conforme o período que a pele vai ficar exposta ao sol.

    Espalhe o protetor solar com cuidado por toda a pele


    “A radiação solar estimula a produção de melanina e pode causar
    manchas na pele se não houver proteção adequada. No verão, redobre a atenção com o protetor solar”, aconselha a dermatologista Gabriela Itimura. Ao entrar em contato com o sol, o corpo inicia a síntese de melanina, pigmento que bronzeia a pele e que tem como função proteger as células da ação nociva dos raios solares.
    Caso o filtro não seja espalhado uniformemente por todo o corpo, haverá uma produção desigual de melanina. Consequentemente, a radiação queimará a pele de forma também desigual, o que provocará o surgimento de manchas e sardas, enquanto outras áreas da pele se manterão mais claras.  

    Reaplique o filtro solar a cada duas horas


    A melhor maneira de evitar esse problema é
    passar o filtro solar da maneira indicada pelos dermatologistas. “Os protetores solares devem ser aplicados a cada duas horas ou após um mergulho ou suor excessivo. A quantidade também deve ser adequada”, diz a médica. Para o rosto, cabeça e pescoço, aplique uma quantidade equivalente a uma colher de chá do protetor solar. Para os braços e antebraços, espalhe também uma colher de chá em cada membro. Já para as costas, barriga, coxas e pernas, serão necessárias duas colheres.
    Além da luz proveniente do sol, Gabriela chama atenção ainda para outro tipo de radiação que, em excesso, pode gerar manchas e que é esquecido pela maior parte das pessoas: “A luz visível, proveniente de aparelhos ou de lâmpadas, também deixam manchas na pele. Usar protetor com filtro físico ajuda na prevenção”.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes